passes

Governo deve às empresas de transportes 3 meses de descontos nos passes dos estudantes

O Governo deve aos operadores privados de transporte de passageiros o pagamento de três meses dos descontos de 50% feitos nos passes para estudantes, disse o presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP).

“Recebemos até outubro, estão em dívida os últimos três meses”, afirmou aos jornalistas Luís Cabaço Martins, sem avançar o valor em falta, à margem de um seminário sobre o Plano Estratégico dos Transportes, organizado pela Logistel, que decorreu hoje em Cascais.

Os operadores privados estão a vender os passes aos estudantes com os descontos definidos pelo Governo, mas só são reembolsados mais tarde.

Cabaço Martins afirmou que, “no essencial, o problema [dos pagamentos do Estado aos operadores privados] foi resolvido” e acrescentou que a associação tem, da parte do Governo, o “compromisso” de que as prestações em falta serão liquidadas “rapidamente e em tempo”.

No ano passado, o Governo pagou aos operadores privados cerca de 16,8 milhões de euros relativos ao passe 4_18@escola.tp e cerca de 6,6 milhões de euros do título Sub23@superior.tp.

Em declarações à Lusa na passada sexta-feira, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou que os passes 4_18@escola.tp, sub-23@superior.tp e sénior, que beneficiam atualmente de um desconto de 50 por cento, vão passar a ter um desconto de 25 por cento a partir de fevereiro.

Esta redução vai vigorar até junho mas, a partir de julho, o desconto será feito “de acordo com os rendimentos do agregado familiar”, indicou o governante na altura.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: JOAO RELVAS / LUSA

Desemprego registado volta a crescer em agosto, supera 409 mil inscrições

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

AL perdeu quase 3000 casas em Lisboa e Porto. Oferta para arrendar cresce

Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior.
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Alunos vão pagar até 285 euros para ficar em hotéis e alojamento local

Governo deve às empresas de transportes 3 meses de descontos nos passes dos estudantes