media

Governo Sombra. Sabe quantos ‘votaram’ no programa na SIC?

Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira

A final da Allianz Cup, entre o Sporting Braga e o FCP, foi o programa mais visto em janeiro, por uma média de 1,5 milhões de telespectadores.

Foi uma das transferências na televisão mais comentadas no início do ano e com Ricardo Araújo Pereira seguiu da TVI24 para a SIC o programa Governo Sombra. A estreia do formato foi visto por uma média de 360 mil telespectadores, tendo garantido um share de 20,2% à SIC no período de emissão.

Mas não foi este o programa mais visto em janeiro, nem o formato, que conta com o humorista no lote de comentadores, foi o mais visto do mês: o troféu foi para final da Allianz Cup, transmitida pela RTP1. O jogo Sporting de Braga vs Futebol Clube do Porto foi visto por uma média de 1,5 milhões de telespectadores.

A estreia do Governo Sombra foi o mais visto dos quatro transmitidos em janeiro na SIC, por uma média de 360,2 mil telespectadores. Em média, os quatro programas geraram uma audiência média de 265,1 mil telespectadores, garantindo um share de 17,1% à estação de Paço de Arcos, de acordo com os dados de audiências GFK, trabalhados pela Universal McCann, agência de meios do IPG Mediabrands. Em janeiro a SIC fechou, pelo 12º consecutivo, na liderança, com um share de 23,2%, mais 0,3 pontos percentuais (pp) do que em relação a dezembro. Foi a única generalista a subir em janeiro face ao mês anterior.

Na TVI24 – canal cabo – o formato gerou uma audiência média de 49,9 mil telespectadores e um share de 2,6%. O canal reforçou em 0,3 pp o seu share de audiência, para 1,7% de share.

Audiências jan-20_Performance de Audiências - Governo Sombra_Performance de Audiências - Governo Sombra

Os mais vistos de janeiro

A final da Allianz Cup, entre o Sporting de Braga vs Futebol Clube do Porto, foi o programa mais visto em janeiro, por uma média de 1,5 milhões de telespectadores, garantindo à RTP1 durante a transmissão uma audiência média de 16,1% e um share de 36,3%.

No TOP 20 dos programas mais vistos de janeiro a estação pública colocou outros 9 programas, segundo o segundo melhor colocado também um jogo de futebol, a Taça de Portugal Placard, que garantiu 31% de share, tendo sido visto por uma média de 1,2 milhões de telespectadores. O 4º programa mais visto do mês.

Audiências jan-20_Top 20 programas mais vistos do mês

Com 10 programas, a RTP1 foi o canal com mais presença entre os mais vistos de janeiro, seguido da SIC com 8 e da TVI com três, ainda assim a estação pública manteve-se como o terceiro canal mais visto, com um share de 15,2%, um recuo de 0,1 pp face a dezembro.

A novela Nazaré foi o formato da SIC mais visto em janeiro, tendo obtido uma audiência média de 1,4 milhões de espectadores, e um share de 31%, o segundo programa mais visto do mês.

A Máscara, formato de entretenimento, entrou no mês da sua estreia entrada nos mais vistos: foi acompanhado por uma média de 1,2 milhões, com um share de 26,3%. Foi o 5º programa mais visto de janeiro. Amigos Improváveis, outro formato em estreia em janeiro, marca por duas vezes presença no Top 20, na 9ª e 18ª posição.

Pesadelo na Cozinha foi o 3º programa mais visto em janeiro e o melhor dos três com que a TVI marca presença no TOP 20. O formato foi visto por uma média de 1,3 milhões de telespectadores, tendo obtido um share de 31%. Mental Samurai (14ª) e e Jornal das 8 (16ª) foram os dois outros programas da estação de Queluz a marcar presença no ranking dos mais vistos.

Fox Life domina nas séries

Nas séries, a Anatomia de Grey foi a mais vista, com a série da Fox Life a ser acompanhada por uma média de 123 mil telespectadores (1,3% de share), seguida de New Amesterdam (121 mil telespectadores) e Chicago Med (111 mil), ambas transmitidas no Fox Life.

“Em janeiro, Deputy foi a estreia do mês. O novo policial da Fox foi a série mais vista em Portugal no dia em que foi para o ar, já que, em média, agarrou ao ecrã 113 mil telespectadores, a que correspondeu um share de 3%. Esta estreia entrou diretamente para a quarta posição das séries mais vistas de janeiro”, refere a UM/IPG Mediabrands.

Da Fox Life, a agência de meios, destaca a estreia de 9-1-1: Lone Star. Lançada no dia 27, “o spin-off de 9-1-1 alcançou uma audiência média de 83 mil telespectadores, tendo sido a quarta série mais vista do dia.” O canal foi o que colocou mais séries entre as 10 mais vistas do mês: 8 vs 2 da Fox.

O AXN também iniciou 2020 com a estreia de uma nova série policial. Lyncoln Rhymes: Caça ao Colecionador de Ossos estreou no dia 28, tendo alcançado uma audiência média de 64 mil telespectadores, mas o canal não levou nenhuma das suas séries ao TOP 10 das mais vistas em janeiro.

(notícia corrigida: a final da Allianz Cup foi disputada pelo Sporting de Braga e pelo FCP e não com o Sporting como tinha sido referido)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa, intervém durante a cerimónia de assinatura de declaração de compromisso de parceria para Reforço Excecional dos Serviços Sociais e de Saúde e lançamento do programa PARES 3.0, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, 19 de agosto de 2020. ANDRÉ KOSTERS/LUSA

“Na próxima semana podemos chegar aos 1000 casos por dia”, avisa Costa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. FILIPE FARINHA/LUSA

Marcelo promulga descida do IVA da luz consoante consumos

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

Apoio a rendas rejeitado devido a “falha” eletrónica

Governo Sombra. Sabe quantos ‘votaram’ no programa na SIC?