mobilidade

GoWithFlow aposta em sistema de gestão de mobilidade sustentável

DR
DR

A startup portuguesa apresenta uma solução que permite fazer a gestão de mobilidade sustentável, com um sistema direcionado para empresas e cidades.

A startup portuguesa GoWithFlow lançou no mercado um sistema de gestão de mobilidade sustentável, que poderá ser usado por empresas ou cidades que estejam empenhadas na redução das emissões de gases com efeito de estufa.

A empresa, que tem como acionista maioritário a Galp, avança que este sistema utiliza uma plataforma de Gestão de Mobilidade Sustentável. Assim, esta plataforma permitirá coordenar “ativos móveis e utilizadores para fornecer dados em tempo real” sobre como é que estão a ser usadas viaturas e scooters elétricas, estações de carregamento e outros elementos que façam parte do ecossistema de mobilidade.

A GoWithFlow especifica que a plataforma agrupa os dados que são fornecidos pelos dispositivos de Internet of Things (dispositivos ligados à internet) que são incorporados nos veículos e estações de carregamento. Ou seja, num único sítio, será possível encontrar um conjunto de informações sobre utilização, consumo de energia e ainda custos.

“A mobilidade sustentável não é apenas a coisa certa a fazer. É também uma decisão de negócio inteligente”, afirma Jane Hoffer, a CEO da GoWithFlow, citada em comunicado. “O verdadeiro poder da mobilidade sustentável é aproveitar o poder do transporte para benefício da organização, seja uma empresa, uma instituição como uma universidade ou uma cidade. A nossa abordagem unificada de mobilidade fornece informações em tempo real que têm impactos positivos em todas as operações das empresas, e não apenas nas suas frotas”.

A startup considera que, através desta abordagem unificada da mobilidade de determinada empresa ou organização, será possível adaptar os planos de mobilidade e, idealmente, reduzir custos e emissões poluentes.

“O que é único e valioso na plataforma da GoWithFlow é a sua gestão integrada tanto da energia como da mobilidade num único serviço”, indica James Carter, consultor da Visionary Mobility, especializada nas áreas da mobilidade, transporte e automóvel. “Isto permite uma abordagem completamente integrada, o que significa que as empresas podem tomar decisões num único lugar, em vez de terem de consultar e cruzar dados de vários sistemas”.

O sistema apresentado pela startup permite gerir cinco pontos críticos da mobilidade: planeamento, gestão de energia, gestão de frotas, serviços de mobilidade e ainda gestão de transações. No caso do planeamento, o sistema possibilita a criação de modelos tendo em conta as diferentes configurações dos ativos.

As novas instalações da GoWithFlow, que funciona na refinaria da Galp em Matosinhos, foram inauguradas em fevereiro. A startup, que deu os primeiros passos no CEiiA, conta com uma equipa de 50 pessoas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Economia portuguesa afunda 16,3% entre abril e junho

Visitantes na Festa do Avante.

Avante!: PCP reduz lotação a um terço, só vão entrar até 33 mil pessoas por dia

covid 19 portugal casos coronavirus DGS

Mais 235 infetados e duas mortes por covid-19 em Portugal. Números baixam

GoWithFlow aposta em sistema de gestão de mobilidade sustentável