retalho

Retalho. Jumbo dá lugar a Auchan

Empresa francesa quer uma uniformização da marca em Portugal e optou pela Auchan. Investimento de 90 milhões anunciado para 2018 e 2019

A marca Jumbo vai terminar em Portugal e dar lugar à Auchan. Uma mudança que visa “apostar numa marca global, mais forte e capaz de trazer mais valor” para os clientes e para os colaboradores, anunciou o grupo francês, que vai investir 90 milhões de euros nos próximos dois anos em Portugal, no rebranding e na abertura de novas lojas.

Para a abertura de novas lojas, vão, sensivelmente, 40 milhões de euros. “Neste momento temos condições para abrir 25 a 30 lojas My Auchan, que são espaços que variam entre os 300 e os 500 metros quadrados”, adiantou Pedro Cid, recusando qualquer influência da entrada da Mercadona em Portugal nesta decisão. “Zero influência. Fazemos os nossos planos a quatro anos”, diz.

A aposta será no alargamento da presença de espaços de proximidade MyAuchan. Este ano ainda só na Grande Lisboa, mas a intenção é alargar o formato a todas as cidades onde existem já hipermercados do grupo. Em média, o objetivo da empresa é abrir 30 a 40 lojas por ano, criando 450 a 500 novos postos de trabalho.

A mudança surge, ainda, como uma aposta crescente no fi-digital, ou seja na ligação do físico ao digital. “É a resposta aos novos clientes omnicanal, com total coerência entre formatos e online que faz de cada ponto de venda uma base que liga o cliente à marca a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo”, sublinha a empresa, destacando a intenção de “modernizar a experiência de compra e de soluções”, bem como de “aumentar a atratividade” das lojas e o seu lay out.

O grupo Auchan opera em Portugal com três insígnias: Jumbo, Pão de Açúcar e My Auchan. Agora, e seguindo aquilo que é uma diretiva do grupo francês a nível mundial, concentrará todos os seus formatos numa única insígnia. “É um momento histórico. Desde a compra do Pão de Açúcar, em 1996, que a opção vinha a ser estudada. 85% dos nossos clientes conhecem a Auchan, uma marca mais jovem e mais adaptada ao que temos vindo a fazer”, explicou esta manhã aos jornalistas o diretor-geral da Auchan Retail Portugal.

Fidelizar consumidores, aumentar receitas e “reforçar o relacionamento emocional” com os clientes é o objetivo da Auchan Retail Portugal. Que pretende “ganhar outra dimensão no mercado”, sem especificar números.

No encontro com os jornalistas, o diretor-geral anunciou, ainda, a distribuição de 14,5 milhões de resultados de 2017 pelos colaboradores, “o valor mais alto de sempre”, disse, sublinhando que corresponde a uma média de 2,2 salários a cada trabalhadores.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Alberto Souto de Miranda
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Governo. “Participar no capital” dos CTT é via “em aberto”

Congresso APDC

“Temos um responsável da regulação que não regula”

Congresso APDC

Governo. Banda larga deve fazer parte do serviço universal

Outros conteúdos GMG
Retalho. Jumbo dá lugar a Auchan