Grupo Dia compra supermercado El Àrbol

O Grupo DIA, detentora da marca Minipreço em Portugal, subscreveu o acordo para a compra de 100% do capital social do Grupo El Árbol,a oitava cadeia de distribuição em Espanha em número de superfícies de vendas.

De acordo com um comunicado do grupo Dia,as acções de El Árbol foram valorizadas a um euro. "O DIA adquire o empréstimo participativo já existente mediante o pagamento de um valor fixo de 26 milhões de euros e uma taxa variável ligada à evolução de determinados índices financeiros, que ascende a um máximo de 25,8 milões de euros. As estes valores acresce uma divida financeira estimada em 99 milhões de euros".

Além disso, acrescenta o mesmo comunicado, o Dia atribuiu uma linha de financiamento a El Árbol no valor de 7,5 milhões de euros, para assegurar o normal funcionamento da empresa.

Actualmente, o Grupo El Árbol conta com 455 lojas (das quais 425 são supermercados de proximidade) localizados principalmente nas regiões das Astúrias, Castela e Leão, Aragão, Estremadura e Galiza.

Leia mais Jumbo volta a ser o supermercado mais barato e Pingo Doce desce para terceiro

Em 2013, as suas vendas líquidas alcançaram um total de 822 milhões de euros. Com esta aquisição, o Dia garante que mantém o seu compromisso histórico da cadeia El Árbol com a região de Castela e Leão, onde está localizada a sede sem esquecer a sua presença nas outras regiões autónomas. O grupo Dia, que irá conservar a insígnia El Árbol,e "consolida assim a sua aposta na compra de proximidade e o desenvolvimento da sua oferta de produtos frescos", refere o mesmo comunicado.

A El Àrbol desde 2010 que apostava na sua nova rede de supermercados, tendo iniciado um projeto para introduzir uma nova imagem e um novo modelo de funcionamento dos seu estabelecimentos.

O grupo Dia - Distribuidora Internacional de Alimentación - é uma companhia internacional do sector da distribuição de alimentação, produtos de lar, beleza e saúde. A DIA está cotada na Bolsa de Madrid e faz parte do Ibex 35, o índice de referência no mercado de bolsa espanhol. Em 2013, as vendas brutas sob a insígnia alcançaram os 11.476 milhões de euros e totaliza 7.328 estabelecimentos nos países em que opera.

Além de Portugal está presente em seis países: Portugal, Espanha, França, China, Argentina e Brasil. O grupo nasceu em Espanha em 1979, com a inauguração da sua primeira loja em Madrid. Atualmente conta com 44 mil funcionários que trabalham para as mais de sete mil lojas da companhia, sendo que 35% são franquias, representando cerca de 2400 lojas.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de