Indústria 4.0

Grupo ISQ. Um milhão de euros para levar tecnologia às PME industriais

Primeiro-ministro, António Costa. Foto: Paulo Novais / Lusa
Primeiro-ministro, António Costa. Foto: Paulo Novais / Lusa

A apresentação do projeto decorre a partir desta terça-feira, com workshops em Castelo Branco, São João da Madeira e Évora.

Com um investimento de perto de 573 mil euros, o Grupo ISQ está a desenvolver o projeto SIM4.0 que visa a transferência de conhecimento científico e tecnológico sobre Sistemas Inteligentes de Monitorização (SIM) para o tecido industrial nacional (sobretudo PME), com incidência em três setores alvo tradicionais: bens de equipamento, componentes e agroalimentar.

O projeto tem também um incentivo de quase 500 mil euros por parte do programa europeu Horizonte 2020 e durará até agosto 2019. No total, o SIM4.0 tem um valor que supera um milhão de euros.

A apresentação do projeto decorre a partir desta terça-feira, e durante toda a semana, com workshops em Castelo Branco (13 de março), São João da Madeira (14 de março, Sanjotec) e Évora (15 de março, Universidade de Évora). Na sequência dos workshops serão selecionadas empresas para serem alvo de intervenção para desenvolvimento de aplicações piloto para demonstração.

Em comunicado, o Grupo ISQ explicou que o objetivo do projeto é contribuir para acelerar a capacitação das PME para a adoção do paradigma Indústria 4.0, a partir da transferência de conhecimento, obtido no desenvolvimento de projetos de I&D nacionais e europeus. De acordo com o ISQ, a monitorização de equipamentos, processos e sistemas e a gestão inteligente de dados e fluxos de informação é fundamental para a indústria portuguesa.

“Pretende-se que este projeto permita a aproximação entre as comunidades científica e industrial, através da demonstração em cenários industriais reais de resultados científicos e tecnológicos obtidos em ambiente controlado (laboratório), no decorrer de projetos de I&D”, explica Helena Gouveia, coordenadora do projeto SIM4.0.

Ou seja, serão apresentados exemplos práticos para mostrar o potencial da implementação de tecnologias avançadas (como por exemplo, monitorização inteligente baseada em rede de sensores; análise de dados em tempo real; inteligência artificial), no aumento da eficácia, competitividade e sustentabilidade dos sistemas industriais portugueses.

A apresentação do projeto inicia-se com a realização de workshops genéricos, seguindo-se depois sessões específicas nos três setores alvo do SIM4.0, em datas a anunciar brevemente.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal  Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Mário Vaz. “Havendo frequências, em julho teríamos cidades 5G”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (C), durante a cerimónia militar do Instituto Pupilos do Exército (IPE), inserido nas comemorações do 108.º aniversário da instituição, em Lisboa, 23 de maio de 2019.  ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Marcelo: “Quem não for votar, depois não venha dizer que se arrepende”

Certificados

Famílias investiram uma média de 3,3 milhões por dia em certificados este ano

Outros conteúdos GMG
Grupo ISQ. Um milhão de euros para levar tecnologia às PME industriais