Automóvel

Há 1,4 milhões de carros a gasóleo em risco de ficar a ganhar pó

Fotografia: DR
Fotografia: DR

Estes carros ligeiros foram vendidos entre 2006 e 2014 e não cumprem as normas de emissões. Em breve. deixam de poder circular em 11 cidades europeias

Está a pensar comprar um carro a gasóleo? Pense duas vezes. O cerco está a apertar-se e há 11 cidades europeias, como Madrid e Paris, que prometeram que vão proibir a entrada deste tipo de veículos já em 2025. E, antes disso, só entram os mais novos e mais amigos do ambiente. Só em Portugal, há quase milhão e meio de veículos vendidos entre 2006 e 2014 que correm o risco de ficar parados a apanhar pó e a desvalorizar por não poderem circular nas estradas nacionais e internacionais.

Na Alemanha, depois de uma reunião de emergência, o governo e as maiores construtoras de automóveis, como a BMW, Mercedes, Opel e VW, fecharam um acordo que obriga a alterar o software de 5,3 milhões de carros diesel para reduzir as emissões entre 25% a 30%, num projeto orçado em 500 milhões de euros.

Por toda a Europa, as vendas de carros com motor a gasóleo estão a cair e a descida vai acelerar nos próximos anos. Quase um terço (29%) dos alemães, por exemplo, está a pensar trocar o seu diesel. E por cá? Portugal é um dos países europeus com a maior quota de carros a gasóleo (ver infografia) e o problema das emissões pode retirar das estradas perto de um quarto dos automóveis ligeiros de passageiros e comerciais do parque nacional. São anteriores à norma Euro 6.

Fontes: ACEA/Jato Dynamics/ACAP

Fontes: ACEA/Jato Dynamics/ACAP

Mas ninguém parece estar muito preocupado – o comércio acredita que as vendas de carros a gasóleo não vão ressentir-se; o Governo remete-se ao silêncio quando questionado se vão avançar com incentivos à troca de carros mais poluentes.

“Os carros a gasóleo não vão desaparecer tão cedo. Só os sonhadores é que pensam assim. Vamos ter carros a combustão durante muito tempo. As marcas estão a fazer motores cada vez mais pequenos e limpos. Daqui a cinco anos, um carro a gasóleo valerá mais do que um carro a gasolina”, garante, perentório, Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP).

“A produção de veículos a diesel não vai parar, pelo que não prevemos qualquer quebra no valor dos carros, a não ser a normal depreciação” provocada pela antiguidade, destaca Helder Pedro, secretário geral da ACAP. “Existe algum empolamento à volta desta questão”, frisa Alexandre Ferreira, presidente da ANECRA, que representa os concessionários e a reparação automóveis.

Na Alemanha, o cenário é bem diferente. “Os carros são difíceis de vender atualmente porque os clientes estão indecisos. Precisamos de sinais claros do governo para perceber em que condições os diesel vão ser afetados pelas restrições à circulação”, alerta Thomas Peckruhn, vice-presidente da associação de comerciantes alemã (ZDK).

Calcula-se que tenham sido acumulados, só nas últimas semanas, 4,5 mil milhões de euros em veículos usados. São 300 mil carros usados que estavam à venda como novos em setembro de 2015 e que cumpriam a norma Euro 5. Em média, cada um destes veículos vale atualmente 15 mil euros, de acordo com a Bloomberg.

Em Portugal, a percentagem de carros a gasóleo usados à venda no Standvirtual também aumentou de 69% para 73%, entre o primeiro semestre de 2015 e de 2017, adianta Miguel Lucas, diretor geral da plataforma. E o preço médio dos usados diesel até subiu 8,2% no último ano, ascendendo agora a 13 630 euros.

Mas o cenário poderá mudar. “Se os governos avançarem com restrições, vamos ter uma descida de preços nos carros a gasóleo, porque haverá muita oferta. Só que isto não deverá ser feito de um dia para o outro. Tudo dependerá do aumento da quota de mercado dos carros ‘verdes’, prevê Miguel Lucas.

“As pessoas estão a consciencializar-se de que os híbridos são uma boa solução, tão confiáveis como os carros a combustão. O mesmo poderá acontecer daqui a alguns anos com os carros elétricos”. A procura por carros híbridos no Standvirtual aumentou 300% no primeiro semestre.

No país de Angela Merkel, mais de três quartos (77%) dos donos dos stands já tiveram de baixar o preço dos automóveis. Dados conhecidos depois de a ministra do Ambiente ter dito que as reparações propostas para os carros a gasóleo pelas marcas alemãs poderem ser insuficientes para cumprir os limites de emissões de óxido de azoto.

O governo português remete o combate às emissões para outubro. “Questões relacionadas com o Orçamento do Estado terão resposta aquando da apresentação do mesmo”, indica fonte oficial do Ministério do Ambiente. As Finanças optaram pelo silêncio.

Portugal, entretanto, pode ter de preparar-se para uma invasão de carros usados a gasóleo alemães e que já não poderão circular naquele país. A desvalorização dos preços no mercado de usados poderá ser a principal consequência, tendo em conta o apetite dos consumidores portugueses por este tipo de automóveis importados.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

Salvador de Mello
( Álvaro Isidoro / Global Imagens )

Saúde não pode andar “ao sabor de ventos políticos”

Outros conteúdos GMG
Há 1,4 milhões de carros a gasóleo em risco de ficar a ganhar pó