Há 40 milhões para comprar 135 novos autocarros elétricos e a hidrogénio

Áreas metropolitanas, de Lisboa e do Porto, ficam de fora do aviso para investimentos em veículos sem emissões com financiamento europeu.

Está aberto o concurso para financiar a compra de pelo menos 135 autocarros sem emissões. A partir desta quarta-feira, câmaras e comunidades intermunicipais portuguesas podem concorrer ao aviso do programa PO SEUR, no valor de 40 milhões de euros. Os municípios das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto ficam de fora deste concurso.

Os autocarros comprados ao abrigo deste programa terão de ser totalmente elétricos (baterias) ou a hidrogénio (pilhas de combustível). Também será financiada a instalação de postos de abastecimento de hidrogénio e de carregamento de energia elétrica para utilização pelos veículos a adquirir, assim refere a nota de imprensa do ministério do Ambiente e da Ação Climática.

O concurso irá privilegiar as autarquias em que os novos autocarros mais contribuirão para reduzir o consumo de energia, a diminuição de emissões de dióxido de carbono por quilómetro, a intensidade na incorporação de energias renováveis nos transportes e o rácio entre o investimento e a redução de emissões.

Na área dos transportes públicos, o programa PO SEUR já permitiu a compra de autocarros elétricos ou com muito baixas emissões para as operações da Carris, STCP, Transportes Urbanos de Braga e Transportes Urbanos de Coimbra.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de