Web Summit

Hipócrita? Paddy Cosgrave contra fuga ao fisco, mas com fundo em paraíso fiscal

Paddy Cosgrave, no Parque das Naçõe (Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)
Paddy Cosgrave, no Parque das Naçõe (Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

"I'm no saint", admitiu o fundador da Web Summit que tem um fundo de investimento sediado em Delaware.

Faz o que eu digo mas não faças o que eu faço, parece ser a máxima de Paddy Cosgrave. O fundador da Web Summit admitiu esta quarta-feira que não era nenhum santo. Em causa, uma campanha nas redes sociais que tem conduzido contra a política fiscal irlandesa, que permite que os mais ricos e as grandes tecnológicas possam fugir ao fisco.

Por outro lado, Paddy Cosgrave é o dono do fundo de investimento Amaranthine, com sede na Califórnia, mas registado no paraíso fiscal do Delaware. Hipócrita? “Absolutamente,” indicou em conferência de imprensa esta quarta-feira, quando confrontado com a situação. Justificou o local escolhido como sendo prática comum em matéria de impostos, no mundo tecnológico.

A cruzada de Paddy Cosgrave contra a evasão fiscal irlandesa não é de agora. A situação tem estado inclusivamente debaixo de olho dos agentes internacionais – em especial de Bruxelas, – devido aos benefícios fiscais que a Irlanda concede a gigantes digitais, como a Google e o Facebook.

Em abril, a rede social de Zuckerberg tinha encerrado uma página da autoria do fundador da Web Summit – embora anónima – que emitia anúncios a denunciar a situação. Mas Paddy Cosgrave voltou à carga, desta vez no Twitter. “Bem-vindos ao capítulo 2”, escreveu.

As preocupações que levantou são legitimas, indicou à Bloomberg Jim Stewar, do Trinity College de Dublin. Contudo, o académico questiona os métodos utilizados pelo fundador da Web Summit. “As campanhas e as defesas das causas devem ser transparentes, em relação a quem ou que grupo está por trás de um assunto em particular,” defendeu.

Apesar de largamente reconhecido, Paddy Cosgrave é uma figura pouco consensual na Irlanda. Muitos dos seus compatriotas admiram as suas conquistas, mas outros tantos consideram que ele faz uma caça às bruxas ao governo irlandês, desde que a Web Summit se moveu de Dublin para Lisboa.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(TIAGO PETINGA/LUSA)

Procuram-se especialistas para indústria em alto voo

LISBOA, 02/05/2019  - Convidado do programa “A Vida do Dinheiro” - António Bernardo
(João Silva/Global Imagens)

António Bernardo: “O modelo económico e social europeu é um modelo de futuro”

Certificados

Famílias investiram uma média de 3,3 milhões por dia em certificados este ano

Outros conteúdos GMG
Hipócrita? Paddy Cosgrave contra fuga ao fisco, mas com fundo em paraíso fiscal