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Hoterway. O chuveiro português que poupa água e energia

Equipa fundadora da Heaboo, da esquerda para a direita: Rui Paulo, Eduardo Noronha, Rui Teixeira (CEO) e Rafael Rodrigues.
Equipa fundadora da Heaboo, da esquerda para a direita: Rui Paulo, Eduardo Noronha, Rui Teixeira (CEO) e Rafael Rodrigues.

Quase metade das unidades vendidas através da campanha de crowdfunding que termina neste domingo tem como destino os EUA.

Uma família de quatro pessoas que tome um duche diário desperdiça, por ano, mais de 10 mil litros de água e 350 kwh de energia enquanto espera que chegue água quente ao chuveiro. Se a água saísse logo quente da torneira, sem que isso implicasse um acréscimo o gasto de energia, quanto é que pouparia por ano?

Hoterway

A resposta pode ser encontrada num simulador no site da Hoterway, a inovadora coluna de chuveiro desenvolvida por um grupo de engenheiros da Universidade de Aveiro (na foto: Rui Paulo, Eduardo Noronha, Rui Teixeira e Rafael Rodrigues) que não utiliza energia elétrica para garantir água sempre quente mal se abre a torneira. A tecnologia baseia-se numa bateria termal que acumula calor da água quente e que, depois, utiliza esse mesmo calor para fornecer água quente nos cerca de 90 segundos que demora a chegar ao chuveiro a água aquecida que está a ser produzida no momento pelo esquentador ou termoacumulador.

“E o produto integra ainda uma torneira termoestática que fixa a temperatura da água, assegurando o conforto do utilizador”, acrescenta Rui Paulo, o diretor técnico e responsável pelo desenvolvimento de produtos da Heaboo, a startup sedeada na incubadora da Universidade de Aveiro. A produção será também efetuada em Aveiro e será 100% nacional.

A campanha de crowdfunding lançada no Kickstarter há cerca de um mês termina já no próximo domingo e dá a possibilidade aos interessados em adquirir uma Hoterway a cerca de metade do preço de retalho, ou seja, 379€ em vez de 699€.

Rui Paulo admite que o valor do produto não é amortizável rapidamente (demora cerca de oito anos a amortizar, para o consumo da família-tipo mencionada no início do artigo), mas em fase de construção já é competitivo face a produtos semelhantes que não têm a componente de poupança de água e/ou energia, nem o controlo termoestático. Esta tem ainda a “vantagem de ser muito fácil de instalar pelo utilizador, sem ser preciso um técnico”.

“A troca do chuveiro que as pessoas têm em casa por um sistema destes pode demorar a amortizar, mas trata-se mais de uma questão de conforto para as pessoas, que perdem menos tempo a entrar no duche, e de consciência ecológica, visto que há menos desperdício de água e energia”, resume Rui Paulo.

“Já foram vendidas mais de 20 unidades, das cerca de 50 que estabelecemos como limite para atingir o objetivo de 20 mil euros”, adianta Rui Paulo. “Como há alguns contactos de interessados em adquirir mais do que uma unidade para revenda em loja, temos a certeza que vamos atingir o objetivo do crowdfunding”, avança ainda.

hoterway

O mais curioso, a nível de vendas, é que um número elevado de unidades (8) foram adquiridas para os EUA, isto “sem qualquer publicidade ou comunicação nos media, pelo que revela o poder do marketing que as plataformas de crowdfunding representam” para as startup que as utilizam para o lançamento dos seus produtos.

Com a entrega das primeiras unidades prevista para maio do próximo ano, a equipa da Heaboo está já a trabalhar ainda num produto para edifícios maiores – como hotéis ou hospitais – onde a instalação de um sistema de recirculação possa beneficiar das baterias termais, evitando cerca de 70% do desperdício de água e energia. O Boxer estará disponível no final de 2017.

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