distinção

IAPMEI atribui a 2380 empresas estatuto PME Excelência

António Costa, primeiro-ministro, vai presidir à cerimónia de entrega do estatuto PME Excelência. Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens
António Costa, primeiro-ministro, vai presidir à cerimónia de entrega do estatuto PME Excelência. Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

As PME Excelência são responsáveis por mais de 86600 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 10 mil milhões de euros

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e pelo Turismo de Portugal atribuiu a mais de 2380 empresas o estatuto de PME Excelência, que se distinguiram, no ano passado, pelo bom desempenho económico e financeiro. Em 2018, foram distinguidas mais 22% de empresas que em 2017.

A entrega do estatuto decorre hoje, em Braga, e será presidida pelo primeiro-ministro, António Costa. A gala contará ainda com as presenças do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e do secretário de Estado da Economia, João Neves.

Estas evoluções refletem quer o contexto macroeconómico, quer os objetivos da atuação do Governo em matéria de política económica. O crescimento económico e a sustentabilidade das contas públicas têm sido acompanhados pela dinâmica empresarial de reforço de autonomia financeira e do aumento do volume de negócios.

Em 2018, entre as 2.378 empresas que conquistaram o estatuto de PME Excelência, o maior número desenvolve atividade na indústria (30,2%), seguindo-se o comércio (25,4%) e o turismo (19,8%).

As PME Excelência são responsáveis por mais de 86.600 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 10 mil milhões de euros, dos quais 24% são resultantes das exportações.

Lisboa regista o maior número de empresas distinguidas (509), correspondendo a 21,4% do total. Seguem-se os distritos do Porto, com 436 empresas (18,3%), Aveiro com 276 empresas (11,6%), Braga com 240 empresas (10,1%), Faro com 193 empresas (8,1%) e Leiria com 176 empresas (7,4%).

Em Braga, serão ainda reconhecidas as PME Excelência que se destacaram nas categorias: Mais Exportação; Mais Produtividade; Criação de Valor; Mais Crescimento; Empresa Gazela; Mais Emprego e Longevidade.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
TimVieira_1-1024x683

“Fui quem mais investiu e mais perdeu no Shark Tank. E também quem ganhou mais”

João Lourenço, Presidente de Angola. Fotografia: ESTELA SILVA/LUSA

Dívida externa angolana financiou “enriquecimento ilícito de uma elite”

Lisboa, 12/06/2019 - Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, fotografada esta tarde nos estúdios da TSF, durante uma entrevista 'A Vida do Dinheiro'  TSF/Dinheiro Vivo.
( Gustavo Bom / Global Imagens )

Mariana Vieira da Silva: Repetir a geringonça “é possível e desejável”

Outros conteúdos GMG
IAPMEI atribui a 2380 empresas estatuto PME Excelência