- Comentar
A Iberdrola já ligou à rede o primeiro grupo da central hidroelétrica de Gouvães. Em comunicado, a empresa espanhola especifica que se trata de uma turbina com 200 megawatts (MW) de capacidade., que começou a fornecer eletricidade limpa à rede a partir da gigabateria do Tâmega.
Relacionados
EDP Renováveis concluiu venda de parques eólicos em Portugal por 534 milhões
Subestação de Ribeira de Pena que liga centrais do Tâmega à rede em funcionamento
Iberdrola começa construção de quatro parques fotovoltaicos em Setúbal
"Após oito anos ininterruptos de obras, está concluída a construção das centrais de Gouvães e Daivões, onde estão a decorrer os testes de arranque dos diferentes grupos energéticos", pode ler-se no documento, que explica que o complexo do Tâmega é composto por três albufeiras (Gouvães, Daivões e Alto Tâmega) e três centrais hidroelétricas com uma potência de 1.158 MW no rio Tâmega, afluente do Douro. A entrada em funcionamento do Alto Tâmega está prevista para 2024.
Quando estiver em plena operação, este complexo hidroelétrico terá capacidade para produzir 1.756 gigawatts-hora (GWh) por ano, o que dará para satisfazer as necessidades energéticas dos municípios vizinhos e das cidades de Braga e Guimarães, num total de 440 mil lares. Terá ainda "capacidade de armazenamento para servir dois milhões de lares portugueses durante um dia inteiro e contribuirá para os objetivos de descarbonização e independência energética estabelecidos pelo Governo português".
Diz a Iberdrola que esta infraestrutura evitará "a emissão de 1,2 milhões de toneladas de CO2 por ano e diversificará as fontes de produção, evitando a importação de mais de 160 mil toneladas de petróleo por ano".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O projeto, que corresponde a um investimento total de 1500 milhões de euros, terá permitido a criação de 3.500 empregos diretos e 10 mil indiretos durante a fase de construção.