Iberdrola inaugura "casa do futuro" em Matosinhos

A "casa do futuro" inspira-se no movimento do girassol, rodando para criar zonas de sombra no verão, aumentar a exposição solar no inverno e potenciar a eficiência energética.

A Iberdrola inaugurou, em Matosinhos, a "casa do futuro", uma infraestrutura rotativa movida a energia verde, assente num modelo de sustentabilidade energética e adaptada à mobilidade elétrica.

Em comunicado, a energética espanhola explica que a casa, ligada a sistemas de inteligência artificial, e com tecnologia patenteada em 77 países, estará aberta a visitantes a partir de hoje.

Segundo a empresa, a "casa do futuro" inspira-se no movimento do girassol, rodando para criar zonas de sombra no verão, aumentar a exposição solar no inverno e potenciar a eficiência energética.

Para provar a eficácia quotidiana das soluções energéticas verdes, a Iberdrola adaptou o protótipo de casa a uma Smart Store, apostando na demonstração de opções de energia solar e mobilidade elétrica verde. Instalou painéis solares que fornecem energia a toda a infraestrutura, desde a sua rotação a todos os equipamentos e aplicações tecnológicas no seu interior, instalando também 5 postos de carregamento de viaturas elétricas no exterior, cuja exploração se estende durante um período de 10 anos.

No interior, os visitantes encontrarão aplicações tecnológicas de ponta alimentadas com energia proveniente de fontes renováveis, como um sistema de monitorização por wifi do perfil de consumo e produção e app wallbox, que permite gerir remotamente as sessões de carregamento e consultar as estatísticas de consumo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de