Ikea

IKEA Portugal envia aos trabalhadores carta de despedida do fundador

Ingvar Kamprad, fundador do IKEA.

Fotografia:  EPA/JEAN-CHRISTOPHE BOTT
Ingvar Kamprad, fundador do IKEA. Fotografia: EPA/JEAN-CHRISTOPHE BOTT

A carta foi encontrada quase meio ano depois da sua morte. O fundador agradece e refere-se aos trabalhadores como "os melhores do mundo".

Os colaboradores da IKEA Portugal receberam esta quarta-feira uma carta especial enviada pela cadeia sueca em nome do seu fundador Ingvar Kamprad. A carta, enviada aos cerca de 150 mil trabalhadores da empresa em todo o mundo, foi recentemente encontrada entre os pertences de Kamprad na casa onde vivida na Suécia.

“A minha história chegou ao fim. Uma vida fantástica, com alguns momentos difíceis, mas ter tido a possibilidade de trabalhar com os melhores colaboradores do mundo, durante tantos anos, supera tudo. Mais do que isso, ter uma família tão querida que sempre me apoiou”, escreve Ingvar Kamprad na carta enviada aos colaboradores da cadeia em Portugal, a que o Dinheiro Vivo teve acesso, e que pode ler na íntegra em baixo.

Leia também: IKEA. O império da mobília que é de todos mas não é de ninguém

Ingvar Kamprad faleceu a 27 de janeiro deste ano, aos 91 anos. Era o homem mais rico da Suécia e um dos mais ricos do mundo, com uma fortuna avaliada em 38 mil milhões de euros no dia em que morreu. Deixou quase metade da sua herança (19 mil milhões de euros) à fundação solidária FKS Foundation.

O IKEA está presente em 355 lojas espalhadas por todo o mundo. Em 2017, faturou cerca de 38,3 mil milhões de euros.

Leia aqui na íntegra a carta enviada aos colaboradores portugueses

“Querida família IKEA,
Obrigada e sejam felizes!

A minha história chegou ao fim. Uma vida fantástica, com alguns momentos difíceis, mas ter tido a possibilidade de trabalhar com os melhores colaboradores do mundo, durante tantos anos, supera tudo. Mais do que isso, ter uma família tão querida que sempre me apoiou.

Sinto falta de muitas coisas. Todos os abraços e apertos de mão sublinham a importância da União, uma dorzinha que sabe bem depois de apertar 1500 mãos no encontro de Natal, em Älmhult.

O que sabia e o que podia fazer aprendi convosco nas nossas unidades – em conjunto. É por isso que o meu primeiro conselho para vocês é que nunca se esqueçam que a mentoria é a forma mais importante de educação e de felicidade. Aos que têm mais experiência, partilhem com as gerações mais novas a nossa ideia de negócio e a cultura da nossa organização, onde todos os colaboradores são importantes e precisam de saber disso. A importância de seguirmos as nossas ideias e de as concretizarmos.

Sobre a nossa missão social e o nosso trabalho de criar um mundo melhor para a maioria das pessoas e o que o entusiasmo, a humildade e a força de vontade significam para a nossa própria felicidade e sucesso contínuo.

Às gerações mais novas, procurem um mentor e aprendam com essa pessoa. Vocês também podem trazer muitos novos conhecimentos e aprendizagens. Esta é a melhor situação, em que todos podem ganhar.

O que mais tenho desejado nos últimos 10 anos é a determinação e a simplicidade e o senso comum. Nunca confiei apenas em curvas e barras estatísticas ou nas rígidas pesquisas de mercado. Estes dados são apenas uma parte de toda a verdade e frequentemente comprometem a determinação. O tempo da simplicidade e bom senso não desapareceu, mas encontra algumas ameaças.

Com todo o coração, espero que demonstrem a mesma generosidade que tiveram comigo, para com os meus filhos, Peter, Jonas e Mathias. Os três prometeram-me que em conjunto convosco vão continuar a trabalhar para a maioria das pessoas. A casa é, e vai sempre ser, central na vida de qualquer ser humano.

Para terminar, vou substituir apenas uma na minha habitual frase final, que é muito válida. Vocês sabem qual. Vocês estão apenas no começo – um futuro glorioso!
O vosso amigo,
Ingvar Kamprad”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(REUTERS/Tyrone Siu/File Photo)

Portugal é campeão na venda de carros elétricos, mas falta rede de carregamento

Huawei | Google | Android

Smartphones Huawei vão ser atualizados, garante a marca

Fotografia: Pedro Rocha/ Global Imagens

Taxa turística já rende 30 milhões às câmaras. É uma subida de 56%

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
IKEA Portugal envia aos trabalhadores carta de despedida do fundador