Só 21% das casas à venda ou para arrendar têm ar condicionado

Apesar de em todos os verões se registarem temperaturas que podem ultrapassar os 40 graus, nos picos e em algumas regiões do país, são poucas as casas em Portugal com ar condicionado.

Depois de um último fim de semana de muito calor, os termómetros voltam a subir. Apesar do calor, a maioria das casas portuguesas não está preparada com ar condicionado para enfrentar a estação mais quente do ano.

Analisadas mais de 300 mil casas à venda e em arrendamento, o site Idealista, adianta num estudo lançado esta sexta-feira que apenas 21% das habitações em Portugal no mercado imobiliário têm aparelho de ar condicionado, sendo que é na Guarda que se regista a menor percentagem (1%) de A/C.

Por outro lado, Faro (41%), Viseu (38%), Aveiro (26%), Lisboa (25%) e Coimbra (20%) são respetivamente as zonas com as casas mais bem equipadas a nível de ar condicionado para venda e arrendamento. O Porto chega apenas aos 19% de imóveis com A/C, ficando abaixo da média nacional (21%).

O estudo informa ainda que há uma diferença significativa entre a oferta de casas climatizadas para venda e entre aquelas que são para arrendar, tendo em conta que 21% das casas para comprar têm A/C, ao contrário das de arrendamento, com apenas 19%.

Se olharmos para os valores de cada cidade, a tendência é a mesma. Como por exemplo, em Lisboa há 26% de casas para comprar com ar condicionado e apenas 21% para arrendar. Em Braga, 35% das habitações à venda têm A/C, comparativamente aos 18% no mercado de arrendamento. Em Coimbra, Faro, Viseu e Aveiro verifica-se igualmente a mesma discrepância dos números. No Porto, tanto para comprar ou arrendar, regista-se a mesma percentagem, 19%, de habitações climatizadas.

Em Évora, apenas 15% das casas para comprar tem sistema de climatização, enquanto para arrendar chegam aos 27%. Mas a situação mais crítica verifica-se em Beja, Guarda e Portalegre, onde nenhuma das casas para arrendar têm ar condicionado.

Na tabela abaixo é possível consultar todos os dados recolhidos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de