Google Next '17

Inteligência Artificial: Google compra plataforma Kaggle

Google Next '17 em São Francisco

Aquisição dá acesso a uma plataforma que promove competições nas áreas de aprendizagem de máquina e ciência de dados.

A Alphabet já tem várias unidades dedicadas à Inteligência Artificial, que criou ou adquiriu, como a Deep Mind. Agora vai acrescentar a Kaggle, uma plataforma que promove competições de aprendizagem de máquina e a maior comunidade de ciência de dados da web.

A aquisição da plataforma foi confirmada no arranque do evento Google Next, que decorre esta semana em São Francisco. Fei-Fei Li, diretora do laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Stanford que entrou na Google no final do ano passado, explicou o racional da aquisição na keynote inicial do evento.

“A próxima barreira da Inteligência Artificial é a democratização”, declarou a especialista, anunciando também a disponibilização do Cloud ML Engine – motor que permite aos programadores desenvolver os modelos de aprendizagem de máquina da forma que desejarem. “O ML Engine permite-vos focarem-se na criatividade da solução”, referiu Li, agora cientista-chefe da Google Cloud AI e Machine Learning.

O valor da aquisição da Kaggle não foi referido, e a investigadora admitiu mesmo não estar ciente dos números. A plataforma vai continuar a operar sob a marca que tem agora, pelo menos para já – o que não deixa de ser importante, tendo em conta o histórico da Google em comprar empresas que depois desaparecem sem deixar rasto. Li sublinhou também que as várias equipas a trabalhar em Inteligência Artificial sob a égide da Alphabet, como a Google Brain e a DeepMind, interagem constantemente e colaboram com outras organizações em todo o mundo.

“A Inteligência Artificial continua a ser um dos campos mais complexos nas ciências da computação”, admitiu a investigadora. O objetivo da empresa neste evento é mostrar que a sua estratégia de nuvem – um mercado em que aparece atrás da líder Amazon e da Microsoft – está ligada à IA. “A plataforma Google Cloud já entrega aplicações a mil milhões de utilizadores todos os dias. Combinar o alcance massivo desta plataforma com o poder da IA far-nos-á assistir a mais melhorias na qualidade de vida do que em qualquer outra era da indústria”, defendeu.

A Kaggle foi fundada em 2010 e neste momento chega a 800 mil especialistas em dados, que utilizam a plataforma para explorar e analisar tudo o que há de novo no campo do machine learning e analítica. A plataforma oferece muita informação, modelos e datasets públicos, o que tem permitido acelerar o avanço da ciência de dados. Irá ser integrada na divisão Google Cloud, ainda que continue a operar de forma independente.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
5G_2

Anacom arranca com consulta 5G e decide sobre espectro da Dense Air

5G_2

Anacom arranca com consulta 5G e decide sobre espectro da Dense Air

Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. EPA/JESSICA TAYLOR / UK PARLIAMENT / HANDOUT MANDATORY CREDIT: UK PARLIAMENT / JESSICA TAYLOR - Images must not be altered in any way. HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES

Moody’s: Probabilidade de Brexit com acordo é agora maior

Outros conteúdos GMG
Inteligência Artificial: Google compra plataforma Kaggle