Intesa Sanpaolo lança OPA hostil de 4.900 milhões sobre UBI Banca

A operação marca o arranque da consolidação no setor da banca em Itália.

O banco Intesa Sanpaolo lançou uma Oferta Pública de Troca (OPT) hostil de 4,89 mil milhões de euros sobre o rival mais pequeno UBI Banca, numa operação que marca o arranque da consolidação no setor da banca em Itália, há muito aguardada.

Nesta Oferta para integrar o UBI, o maior banco de retalho em Itália oferece 1,7 de novas ações emitidas por cada ação do rival. O anúncio foi feito na noite de segunda-feira.

"Esta oferta tem o objetivo estratégico de fortalecer a sustentabilidade da criação de valor para todas as partes interessadas através de uma combinação baseada em modelos de negócios semelhantes e valores partilhados, o que não revela uma complexidade significativa também tendo em conta a comprovada capacidade da Intesa Sanpaolo de levar a cabo integrações", refere o Intesa no comunicado emitido na segunda-feira, perto da meia-noite.

Adianta que "a finalização da transação está prevista para o final deste ano e está sujeita às autorizações regulatórias, bem como ao cumprimento de condições".

"A transação permitirá ao Grupo combinado fortalecer seu apoio à economia real e à economia social, reforçando sua posição como o primeiro banco na Itália com mercado cerca de 20% em todas as principais atividades comerciais, melhorando a criação e distribuição de valor, alcançando sinergias significativas sem impacto social e reduzindo o perfil de risco custo extraordinário para os acionistas", frisa.

Atualizada às 13H02 com mais informação

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de