Bolsa

IPO da Sonae MC com preço entre 1,40 e 1,65 euros

Hipermercado Continente

Sonae SGPS pretende manter-se acionista maioritário da Sonae MC, empresa que integra ativos como o Continente. Entrada em Bolsa a 23 de outubro.

Sonae SGPS lança IPO da Sonae MC com preço entre 1,40 e 1,65 euros, acaba de comunicar o grupo dono do Continente, concretizando a intenção de lançar a oferta ainda este ano. O preço final devera ser conhecido a 18 de outubro, com a estreia em Bolsa prevista para 23 de outubro.

O intervalo de preço estabelecido para as ações traduz-se num valor base da oferta de aproximadamente 304 milhões a 359 milhões de euros. A oferta dirige-se a investidores de retalho e institucionais, sendo que a Sonae SGPS pretende manter a sua posição de acionista maioritária da Sonae MC, com o free float a corresponder a 21,74% antes do exercício da opção de over-allotment e a 25% caso a opção de over-allotment seja exercida na totalidade, refere o grupo.

“A data expectável de admissão à negociação e do primeiro dia de negociação incondicional das ações no Euronext Lisbon é 23 de outubro de 2018”.

A Oferta Publica Inicial (IPO) foi lançada através da Sonaecenter. A oferta base do IPO compreende 217.360.000 ações ordinárias existentes, das quais 23% serão oferecidas através de uma oferta pública a investidores em Portugal e 77% serão oferecidas através de uma oferta particular reservada a investidores institucionais em Portugal e fora de Portugal ao abrigo da Regulations do Securities Act of the United States of America of 1933, e a investidores institucionais qualificados nos Estados Unidos da América, descreve o grupo em comunicado.

Saiba mais aqui

Adicionalmente, a Sonae concedeu aos “Joint Global Coordinators da Oferta uma opção de over-allotment de até 32.600.000 ações, que poderá ser exercida no todo ou em parte dentro dos 30 dias de calendário após o início da negociação condicional das ações no Euronext Lisbon.”

“É expectável que o montante de free float antes do exercício da opção de over-allotment seja de 21,74% e 25,00% caso a opção de over-allotment seja exercida na totalidade”, refere ainda o grupo.

Os ativos

Com esta operação os potenciais investidores acedem a uma sociedade “líder de mercado no retalho alimentar em Portugal, conforme medido pelas vendas com base em informação pública e estimativas da Sociedade, com uma quota de mercado de 22% com referência a dezembro de 2017, conforme medido pela Planet Retail”, refere a Sonae. No ano passado, atingiu vendas e prestações de serviços de 4.055 milhões de euros e um EBITDA ajustado de 301 milhões de euros, resultando numa margem EBITDA ajustado de 7,4%.

A Sonae MC inclui ativos como Continente (hipermercados urbanos), o Continente Modelo (lojas de grande dimensão), o Continente Bom Dia (lojas de proximidade), Continente online (e-commerce) e o Meu Super (lojas de proximidade franquiadas), assim como formatos na saúde e bem-estar com a Well’s, o Go Natural (supermercados e restaurantes biológicos), o Bagga (cafetarias), o Note! (artigos de papelaria, livros e presentes), o ZU (serviços para animais de estimação e veterinária) e a Maxmat (bricolage, retalho de materiais de construção); bem como a “gestão e operação dos ativos imobiliários de lojas próprias de diferentes formatos e marcas”, com 49% dos imóveis detidos pela sociedade, à data de 30 de junho de 2018, enumera o grupo. Ou seja, um total de “1.054 lojas (567 lojas de retalho alimentar; 487 lojas de formatos adjacentes), incluindo lojas franquiadas e cobrindo uma área de vendas agregada de cerca de 834.000 m2 3 (à data de 30 de junho de 2018) e uma plataforma de e-commerce em rápido crescimento”.

Preço final conhecido a 18 de outubro

“O Prospeto do IPO será publicado a 4 de outubro de 2018. É expectável que a 8 de outubro de 2018 se dê início a um processo de bookbuilding, sendo expectável que a Oferta de Retalho termine a 17 de outubro de 2018 e que a Oferta Institucional termine a 18 de outubro de 2018”.

O preço final da oferta devera ser conhecido a 18 de outubro de 2018, com o começo da negociação incondicional das ações no Euronext Lisbon a ocorrer a 23 de outubro de 2018.

O Barclays, o BNP Paribas e o Deutsche Bank atuam como Joint Global Coordinators da Oferta e Joint Bookrunners da Oferta Institucional juntamente com o Banco Santander, o CaixaBank BPI e o CaixaBI.

O Haitong Bank, a JB Capital Markets e o Mediobanca atuam como Co-lead Managers. O CaixaBI e o Millennium Investment Banking atuam como Joint Lead Managers e Joint Bookrunners da Oferta de Retalho.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

1400 empresas já pediram para aderir ao novo lay-off, apoios só a 28 de abril

Algarve, Portugal. Fotografia: D.R.

Algarve lança campanha. “Fiquem em casa para regressarem com mais saudade”

Veículos da GNR durante uma operação stop de sensibilização para o cumprimento do dever geral de isolamento, na Autoestrada A1 nas portagens dos Carvalhos/Grijó no sentido Sul/Norte, Vila Nova de Gaia, 29 de março de 2020. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Mais de 80 detidos e 1565 estabelecimentos fechados

IPO da Sonae MC com preço entre 1,40 e 1,65 euros