Indústria 4.0

ISQ cria ‘hub acelerador digital’ para pequenas e médias empresas

Pedro Matias é o presidente do ISQ
Pedro Matias é o presidente do ISQ

O projeto PME Digital visa dotar as empresas da informação e das competências necessárias para a economia digital

PME Digital é o mais recente projeto do ISQ que pretende apoiar as pequenas e médias empresas (PME) no seu caminho para a digitalização. O projeto, que inclui um hub acelerador digital, é oficialmente apresentado esta quinta-feira, dia 21 de junho, na Escola Superior de Media, Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, em Vila do Conde.

“Vivemos numa época de mudança de paradigma em todos os setores, incluindo o industrial. E o ISQ está preparado para dar um contributo sério e robusto tendo em conta o conhecimento que tem da indústria em Portugal e das PME portuguesas”, refere, em nota de imprensa, o presidente do ISQ, que lembra o país está a dinamizar ações nesta área na sequência da iniciativa Indústria 4.0 lançada pelo Governo em janeiro de 2017.

“Acelerar a adoção” da indústria 4.0. pelo tecido empresarial português é o principal objetivo do ISQ, que lembra que a quarta revolução industrial “será determinante” para a competitividade nacional. “Para isso queremos capacitar, dotar de informação e incrementar as competências empresariais das PME para a adoção de medidas, tecnologias e ferramentas i4.0, incentivando a aceleração da economia portuguesa para uma economia digital. Este processo decorrerá ao longo de dois anos”, explica Pedro Matias.

Dinamizado pelo ISQ e pelo Polo das Tecnologias da Informação e Comunicação e Eletrónica (TICE.PT), o projeto PME Digital conta ainda com o apoio da MOBINOV – Associação do Cluster Automóvel, da Associação Plataforma para a Construção Sustentável e da Associação Cluster Portugal Mineral Resources.

O primeiro passo, e que está já em curso, é a realização de um “diagnóstico atual sobre a maturidade digital” das PME das fileiras do automóvel, materiais, matérias-primas e comércio, bem como do grau de uso de ferramentas i4.0, de modo a permitir a identificação de possíveis soluções digitais e a demonstração dos benefícios da adoção de metodologias ou tecnologias da revolução digital.

Será, assim, criada um ‘HUB Acelerador Digital’, uma plataforma que funcionará como aglutinador de informação, de boas práticas e de projetos investigação e desenvolvimento, para promover o apoio às PME no âmbito da digitalização. A plataforma pretende facilitar a interação entre as empresas e o sistema científico e tecnológico, tendo em vista a troca de experiências e conhecimento e a promoção de práticas de cooperação.

O ISQ acredita, ainda, que a PME Digital “ajudará a compreender” as barreiras que se colocam à concretização das oportunidades identificadas, “retirando lições e recomendações” de forma a suportar a atuação futura dos parceiros ou outras partes interessadas no âmbito da temática do projeto.

“No final do projeto iremos disseminar de forma abrangente os resultados e conclusões como forma de alerta à comunidade empresarial para os fatores críticos de competitividade abordados, contribuindo assim para reduzir assimetrias de informação, facilitando escolhas estratégicas e estimulando a aceleração digital das PME”, sublinha Pedro Matias.

O encerramento do evento de lançamento PME Digital estará a cargo da secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno. 
(ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA)

Défice encolhe para os 576 milhões de euros até agosto

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas. Fotografia: Sara Matos / Global Imagens

“Não há ninguém condenado” no caso da compra da VEM

TDT

Anacom quer ver resolvidos problemas da TDT antes da migração para 5G

Outros conteúdos GMG
ISQ cria ‘hub acelerador digital’ para pequenas e médias empresas