media

Jogos de preparação fazem disparar audiências na RTP1

Soccer Football - International Friendly - Portugal vs Algeria - Estadio da Luz, Lisbon, Portugal - June 7, 2018   Portugal's Cristiano Ronaldo in action with Algeria’s Mokhtar Benmoussa    REUTERS/Rafael Marchante - RC18814D2000
Soccer Football - International Friendly - Portugal vs Algeria - Estadio da Luz, Lisbon, Portugal - June 7, 2018 Portugal's Cristiano Ronaldo in action with Algeria’s Mokhtar Benmoussa REUTERS/Rafael Marchante - RC18814D2000

Jogos de preparação da Seleção impulsionaram audiências da RTP1. Primeiro jogo de Portugal no Mundial é já na sexta-feira

Futebol é sinónimo de audiências em televisão em Portugal e os jogos da Seleção não são exceção. O primeiro jogo de Portugal no Mundial 2018 é já na sexta-feira contra Espanha, mas os resultados dos jogos de preparação da equipa das Quinas para a competição que decorre na Rússia, entre 14 de junho a 15 de julho, dão sinal que os portugueses vão ficar colados aos ecrãs.

Dos três jogos de preparação da Seleção foi o encontro contra a Argélia que foi o mais visto. Em média 2,068 milhões de telespectadores, com o jogo transmitido pela RTP1 a 7 de junho pelas 20h, a gerar uma audiência média de 21,4% e um share de 47,8%. Foi o último jogo de preparação antes do arranque do Mundial e aquele que gerou mais interesse, tendo Portugal ganho por 3 a zero.

 

O jogo contra a Tunísia foi visto em média por 1,550 milhões de pessoas, tendo gerado 16% de audiência média e um share de 40%. O encontro contra a Bélgica foi visto em média por 1,767 milhões de indivíduos, gerando uma audiência média de 18,2%, tendo o jogo durante a sua emissão (que arrancou às 19h36) gerado um share de 48,7%, o mais elevado dos três jogos para o canal público.

Face ao share registado no mês de maio, é já notório o crescimento da RTP1 nos dias em que transmite jogos da Seleção Nacional. A partir do segundo jogo de preparação, realizado na Bélgica, a estação pública liderou em termos de share”, destaca Initiative/Mediabrands Insight.

O último jogo de preparação foi o segundo programa mais visto do ano, num ranking dominado pelo futebol.

O jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga Europa entre o Sporting e Atlético de Madrid foi o programa mais visionado pelos portugueses. Logo depois está o último jogo de preparação da Seleção para o Mundial 2018, Portugal Argélia. Estes indicadores mostram que o futebol é o grande agregador de audiências e, com o Mundial à porta, é previsível que os jogos de Portugal possam dominar as audiências”, destaca a agência de meios.

Jogos de Portugal no Mundial

A RTP1 vai transmitir o primeiro e o último jogo da fase de grupos, enquanto a estação de Carnaxide assegura a transmissão do segundo jogo da Seleção Nacional. A estação pública mantém ainda assim a exclusividade da grande maioria dos jogos do Campeonato, em particular os da Seleção Nacional”, realça a Initiative/Mediabrands Insight.

A estação pública vai transmitir o jogo Portugal vs Espanha na sexta-feira (19h), a SIC o Portugal vs Marrocos (dia 20 às 13h) e, a RTP1 transmite no dia 25 às 19h o último jogo da fase de grupos que opõe a Seleção à equipa do Irão.

A participação de Portugal em competições internacionais são, por norma, garante de audiências para as estações que transmitem os jogos.

Em 2014, ano de Mundial no Brasil, a RTP1 ganhou terreno face às estações concorrentes. Contudo, a fraca prestação da Equipa das Quinas fez com que as audiências dos jogos desta competição fossem diminuindo, voltando apenas a aumentar nas últimas fases decisivas. De destacar o impacto dos jogos da Seleção Nacional, esses sim, capazes de disparar as audiências. O jogo entre EUA x Portugal foi o que maior destaque obteve nesta competição, com mais de 3 milhões e meio de telespectadores a que correspondeu um share acima dos 79%. O jogo terminou empatado a duas bolas colocando em causa as aspirações portuguesas”, lembra a Initiative/Mediabrands Insight.

 

Nesse ano, em maio a estação pública apresentava um share de 17%, tendo no período do Mundial subido o share para 24%.

“Já no Europeu de França, em 2016, a RTP1 foi também o único canal de televisão aberto a transmitir os jogos da competição, que no final culminou com a consagração inédita de Portugal como Campeão da Europa. Durante o período da competição, a RTP1 aproximou os seus valores de share da TVI. A prestação da equipa foi aumentado o entusiasmo e as audiências em torno da competição, em especial os decisivos para a equipa nacional, culminando com uma performance histórica tanto para a Seleção, como para a estação pública”, descreve a agência de meios.

Durante o Euro 2016, a estação pública tinha em maio um share de 14%, tendo no período da competição conquistado um share de 21%, ultrapassando a líder TVI.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Adelino Meireles/Global Imagens

IEFP. Desemprego registado cai para mínimo de 16 anos

O ministro das Finanças, Mário Centeno MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Orçamento pode trazer novo alívio de 200 milhões de euros no IRS

Cabe à Assembleia da República apresentar uma "proposta de medida legislativa" para que a lista de subvenções volte a ser publicada.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

RGDP suspende lista de subvenções vitalícias

Outros conteúdos GMG
Jogos de preparação fazem disparar audiências na RTP1