Telecomunicações

KKR quer comprar dona da Nowo e da Oni

nowo2

O fundo de capital privado americano KKR aguarda autorização para controlar a Cabolink, dona da operadora Nowo (antiga Cabovisão).

A Autoridade da Concorrência (AdC) foi notificada na semana passada sobre a compra pela norte-americana KKR do controlo exclusivo indireto sobre a Cabolink, detentora da Nowo e da Onitelecom, revela um aviso publicado hoje na imprensa.

A Cabolink, empresa luxemburguesa da Apax France, detém indiretamente, entre outras, participações maioritárias na Onitelecom e na Nowo, operadora que distribui em Portugal conteúdos televisivos da Eleven Sports, como os jogos da Liga dos Campeões.

A Onitelecom, operadora de telecomunicações vocacionada para o segmento empresarial, detida pelos mesmos acionistas da Nowo, foi há cerca de duas semanas objeto de um pedido de insolvência devido a uma dívida à Meo de seis milhões de euros.

A Cabolink tinha comprado em 2015 o controlo exclusivo das sociedades Cabovisão – Televisão por Cabo, Winreason e Oni SGPS, através da aquisição da totalidade do capital social da Cabovisão à Altice Portugal.

A venda da Cabovisão e da Oni tinha sido imposta à Altice depois de esta ter adquirido a PT Portugal, dona da Meo, uma vez que a Comissão Europeia, em 2015, autorizou a aquisição do operador de telecomunicações PT Portugal pela empresa Altice com a condição de esta multinacional desinvestir nos negócios portugueses que detinha, designadamente ONI e Cabovisão.

A KKR & Co, que aguarda agora autorização da AdC sobre esta aquisição do controlo exclusivo indireto sobre a Cabolink, é uma empresa norte-americana de investimento global, que oferece fundos de ativos alternativos (‘alternative assets funds’) e outros produtos de investimento para investidores, investindo os fundos de ‘private equity’ afiliados da KKR em empresas de diversos setores.

A Cabolink é controlada pela Apax Partners Midmarket SAS, empresa que gere os fundos Apax France, presentes em Portugal através das sociedades Europe Snacks e SK FireSafety Group, que desenvolvem “actividades de fabrico de aperitivos salgados e de segurança contra incêndios”, como se lê no aviso.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Utentes à saída de um cacilheiro da Transtejo/Soflusa proveniente de Lisboa, em Cacilhas, Almada. MÁRIO CRUZ/LUSA

Salário médio nas empresas em lay-off simplificado caiu 2%

Mealhada, 3/7/2020 -  O complexo Turístico Três Pinheiros, um espaço emblemático da Bairrada, apresentou um pedido de insolvência  na sequência das quebras provocadas pela pandemia de Covid-19.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Mais insolvências e menos novas empresas em julho

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D), ladeada pelo secretário de Esatdo dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro (E), intervém durante a interpelação do Partido Comunista Português (PCP) ao Governo sobre a "Proteção, direitos e salários dos trabalhadores, no atual contexto económico e social", na Assembleia da República, em Lisboa, 19 de junho de 2020. MÁRIO CRUZ/LUSA

Já abriu concurso para formação profissional de 600 mil com ou sem emprego

KKR quer comprar dona da Nowo e da Oni