Indústria alimentar

Lactogal vende unidade à fornecedora da Mercadona

A Lactogal detém marcas como a Agros, a Mimosa e a Matinal. Fotografia: D.R.
A Lactogal detém marcas como a Agros, a Mimosa e a Matinal. Fotografia: D.R.

A Lactogal, que tem outras unidades em Espanha, não revelou o valor de venda da fábrica galega

A Lactogal vendeu a fábrica de Meira, na Galiza, à COVAP, empresa fornecedora exclusiva de lácteos da cadeia de distribuição espanhola Mercadona. O valor da operação não foi revelado.

A unidade galega produziu, nos últimos 5 anos e em regime de exclusividade, a marca própria da Mercadona, cadeia que abrirá os seus primeiros supermercados em Portugal no próximo ano.

Segundo comunicado enviado hoje ao mercado, esta operação de venda põe fim, em Espanha, a 20 anos de relação comercial entre a Lactogal e a Mercadona, que se iniciou em 1998, com o fabrico desta marca própria em Portugal.

A Lactogal mantém em Espanha a Leche Celta, subsidiária que detém unidades na Galiza, Santander e em Ávila. No ano passado, esta empresa registou um volume de negócios de 319 milhões de euros, sendo responsável pela recolha de 400 milhões de litros de leite por ano, a maior parte dos quais recolhidos na região galega.

No ano passado, a Leche Celta investiu 10 milhões de euros para “reforçar a eficiência e a flexibilidade das suas fábricas, prevendo-se que, este ano, o valor de investimentos atinja os oito milhões de euros”, lê-se no comunicado. Com estes investimentos, o grupo Lactogal “pretende assegurar e impulsionar a sua posição no mercado espanhol, assim como reforçar os laços estratégicos com os seus clientes”.

O comunicado adianta ainda que a Leche Celta é uma das empresas líderes em Espanha no fabrico de marcas de distribuição de leite e produtos lácteos, liderando atualmente a produção de leite biológico neste mercado.

A Lactogal tem o seu negócio centrado na produção e comercialização de laticínios, produtos que representam 98,4% do negócio do grupo. O grupo tem também atividade de produção e comercialização de águas de nascente, sumos e bebidas de extrato.

Portugal e Espanha são mercados os mercados onde tem presença e que valem 88,6% dos 944,2 milhões de euros de volume de negócios registados em 2017.

No último exercício, a Lactogal adquiriu, em Portugal e Espanha, 1.426 milhões de litros de leite, com a produção portuguesa a valer 55% do total.

Segundo refere no comunicado, o grupo investiu no ano passado 17,8 milhões de euros, essencialmente em projetos de lançamento de novos produtos e embalagens, mas também na modernização industrial.

A Lactogal opera com as marcas Adagio, Agros, Castelões, Castelinhos, Celta, Fresky, Gresso, Matinal, Milhafre dos Açores, Mimosa, Pleno, Primor, Serra Dourada, Serra da Penha, Vigor, entre outras.

O grupo emprega 2116 pessoas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
EDP_ENGIE2

EDP e Engie investem até 50 mil milhões para serem líderes em eólicas no mar

EDP_ENGIE2

EDP e Engie investem até 50 mil milhões para serem líderes em eólicas no mar

Da esquerda para a direita: Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado das Finanças, Angel Gurría, secretário-geral da OCDE, e Pedro Siza Vieira, ministro da Economia. Fotografia: Diana Quintela/Global Imagens

OCDE. Dinamismo das exportações nacionais tem o pior registo da década

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Lactogal vende unidade à fornecedora da Mercadona