mobilidade

Lapso pôs trotinetas em Matosinhos sem autorização

Trotinetes parqueados na Lionesa em Leça de Balio (Matosinhos).
(Amin Chaar / Global Imagens)
Trotinetes parqueados na Lionesa em Leça de Balio (Matosinhos). (Amin Chaar / Global Imagens)

Empresa Hive queria fazer um teste de lançamento na cidade uma semana antes de começar a partilhar os veículos.

Quem passou quarta-feira por Matosinhos terá reparado em trotinetas elétricas amarelas. Da rotunda da Anémona ao Estádio do Mar, as trotinetas da Hive estiveram espalhadas pela cidade e houve divulgação através das redes sociais.
A câmara de Luísa Salgueiro, no entanto, ainda não tinha autorizado esta empresa alemã a disponibilizar os veículos. Só a partir da próxima semana é que Matosinhos vai ter duas empresas a partilhar trotinetas, já depois da luz verde da câmara – a Circ (ex-Flash) já partilha estes veículos deste maio.
“Tivemos conhecimento que um operador terá, por lapso, antecipado este processo. Mas qualquer um só poderá iniciar de facto a sua atividade em Matosinhos após a assinatura de um memorando”, assinalou a câmara em nota enviada ao Dinheiro Vivo.
A Hive pretendia fazer um “lançamento suave” desta solução em Matosinhos e acabou por admitir o erro. Recolheu, voluntariamente, as trotinetas na tarde e noite de quarta-feira, confirmou ontem o JN/DV nas ruas da cidade. As publicações nas redes sociais foram retiradas depois do contacto do nosso jornal. A exceção foi a zona do centro empresarial da Lionesa, em Leça do Baio, que autorizou a utilização das trotinetas naquela zona.
Matosinhos tem regras específicas para autorizar a partilha de veículos na cidade. Todas as plataformas têm de incorporar o sistema Ayr, que mede as emissões de dióxido de carbono poupadas pela utilização do serviço.
A solução desenvolvida pelo CEiiA – Centro de Desenvolvimento e Engenharia de Produto – também serve para as empresas de partilha de veículos, com as emissões de CO2 poupadas, pagarem as licenças de utilização dos veículos na cidade.
As trotinetas partilhadas na cidade também têm de cumprir outros requisitos: deverão possuir suspensão hidráulica, travões mecânicos e rodas de 10 polegadas e ainda têm de estar presentes, diariamente, até às 7h da manhã, nos ‘pontos de partilha’ autorizados para estacionamento.
Hive entra em Braga

Antes mesmo de lançar as trotinetas em Matosinhos, a Hive arrancou com as operações em Braga na terça-feira, depois de um acordo com o município de Ricardo Rio. Nesta cidade, foram definidas zonas vermelhas – em que a velocidade máxima, de 25 km/h, foi reduzida – e existem zonas de circulação proibida – dentro das quais as rodas são bloqueadas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Lapso pôs trotinetas em Matosinhos sem autorização