Retalho Alimentar

Lidl aposta no verde. Fornecimento das lojas é 100% de energia renovável

Sede Lidl Portugal
Sede Lidl Portugal

Mais de 250 supermercados em todo o país, bem como os entrepostos comerciais e sede são agora fornecidos por energia verde.

O fornecimento de energia à rede de lojas, entrepostos e sede do Lidl Portugal passou a ser feito a 100% por energia renovável, resultando na obtenção do certificado de garantia de origem Energia Verde – Classe A, referente a 2019, atestado pela AENOR, entidade internacional com competências para a certificação de qualidade.

“Este certificado é o corolário do empenho do Lidl em manter uma forte política de responsabilidade social e ambiental”, diz Carina Fiche, diretora do Departamento de Facility Management do Lidl Portugal, citada em nota de imprensa. “Para 2020 o recurso a fontes de energia 100% renováveis está garantido” e reitera “o compromisso do Lidl na melhoria contínua do sistema de gestão de energia implementado, bem como na procura de soluções inovadoras que possibilitem exponenciar o desempenho energético, uma vez que só desta forma conseguimos garantir um desenvolvimento sustentável”.

O fornecimento de energia de todos os seus edifícios (sede da empresa, quatro entrepostos e 256 lojas), efetuado pelo parceiro comercial AXPO, é assim feito com recurso a fontes de energia 100% renováveis e verdes: maioritariamente energia eólica (77%), seguida da energia hidráulica (14%), biomassa (7%) e por outras fontes renováveis tais como energia solar (2%.).

Em Portugal já outras cadeias de retalho têm vindo a apostar na instalação de sistemas de produção de energia verde. É o caso do Ikea (que tem parques eólicos que permitem que a cadeia seja auto-suficiente a nível ibérico), mas também outras cadeias como o grupo Jerónimo Martins. Desde junho de 2018 que o grupo dono do Pingo Doce e do Recheio passou a comprar energia 100% renovável.

O grupo Mosqueteiros está igualmente a investir na instalação de painéis solares para autoconsumo, tendo neste momento já 50 supermercados Intermarché com estes equipamentos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Paschal Donohoe

Sucessor de Centeno: Irlandês Donohoe surpreende e bate espanhola Calviño

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Défice de 2020 vai ser revisto para 7%. Agrava previsão em 0,7 pontos

Comissário Europeu Valdis Dombrovskis. Foto: STEPHANIE LECOCQ / POOL / AFP)

Bruxelas acredita que apoio a empresas saudáveis estará disponível já este ano

Lidl aposta no verde. Fornecimento das lojas é 100% de energia renovável