Retalho Alimentar

Lidl exporta 3,5 toneladas de maçã de Alcobaça para Espanha

Maçãs de Alcobaça
Maçãs de Alcobaça

O ano passado cadeia exportou 100 milhões de euros de produtos nacionais. 13 mil toneladas de frutas e legumes nacionais seguiram para o exterior

O Lidl Portugal começou a exportar Maçã de Alcobaça para Espanha. As primeiras 3,5 toneladas seguiram já para as lojas da cadeia alemã neste mercado. O ano passado o Lidl Portugal exportou 100 milhões de euros de produtos nacionais para as lojas da cadeia, mais 30 milhões do que em 2016.

A cadeia vendeu cerca de 5 mil toneladas de maçã de Alcobaça, o equivalente a 40 milhões de maças, da campanha de 2017/2018, mais 40% do que em relação à campanha anterior. Este mês passou a exportar para Espanha. “As primeiras 3,5 toneladas de Maçãs de Alcobaça foram entregues a Espanha. O Lidl inicia assim um fornecimento regular deste produto, sobre o qual irá começar a avaliar a sua recetividade no mercado espanhol. Com o decorrer do tempo poderemos perceber o real potencial da Maçã de Alcobaça em Espanha, cuja quantidade de envio depende de diversos fatores, tais como a recetividade do consumidor, as colheitas, as condições meteorológicas e a garantia de uma produção de qualidade, que preserve o sabor”, refere Jorge Silva, diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal, ao Dinheiro Vivo.

“Espanha foi a nossa primeira aposta externa no que diz respeito à Maçã de Alcobaça. O nosso investimento neste produto tem sido constante ao longo da última década”, diz Jorge Silva, não adiantando que outros mercados estão em análise para a colocação deste fruto nacional certificado.

Desde 2007/2008 o Lidl tem uma parceria com a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, que se iniciou com as variedades Gala e Golden. Atualmente, a cadeia vende as variedades Gala, Fuji, Reineta e Granny Smith. “Em 10 anos o Lidl Portugal já vendeu mais de 20 mil toneladas de Maçã de Alcobaça, 150 milhões de maçãs certificadas, tendo ao longo dos últimos sete anos mantido a posição de maior comprador desta maçã”, informa a cadeia.

As Maçãs de Alcobaça não são os únicos produtos nacionais exportados pelo Lidl Portugal. “Em 2017 o Lidl Portugal exportou 203 produtos portugueses e contribuiu para exportações no valor de 100 milhões de euros, um aumento face aos 70 milhões de euros de 2016. No que concerne apenas a frutas e legumes nacionais, neste mesmo ano, foram exportadas 13 mil toneladas”, refere Jorge Silva.

A pêra Rocha tem sido um dos produtos mais exportados, em particular para a Alemanha. “Em 2017 o valor da exportação desta fruta foi de 9,3 mil toneladas para o total de países que recebem esta fruta: Espanha, Inglaterra, Irlanda, Polónia e Alemanha”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O presidente do Novo Banco, António Ramalho, conversa com Teresa Leal Coelho (ausente da foto), presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, durante a audição na Assembleia da República, Lisboa, 21 de março de 2019.  ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Ramalho: “DG Comp não tem particular simpatia pelos bancos portugueses”

António Tomás Correia, presidente da Associação Mutualista Montepio Geral

( Gustavo Bom / Global Imagens )

ASF inicia processo de avaliação da idoneidade de Tomás Correia

Rodrigo Costa, CEO da REN Fotografia: MÁRIO CRUZ/LUSA

Rodrigo Costa: “Já pagámos 127,5 milhões” de CESE

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Lidl exporta 3,5 toneladas de maçã de Alcobaça para Espanha