Liga deixa de ser NOS. Operadora deixa cair patrocínio

Operadora dava nome à Liga há sete épocas. Patrocínio cai depois do fim da época 2020-2021.

A NOS vai deixar cair o patrocínio à Liga Portuguesa de Futebol Profissional depois do fim da época de 2020/2021, informou a operadora em comunicado. A empresa era patrocinadora principal e dava nome à Liga.

"Esta decisão resulta de uma avaliação que a empresa tem vindo a realizar há já alguns meses e da qual resultou a conclusão que, após sete épocas, o valor que esta parceria representava para ambas as partes e os objetivos que lhe estiveram subjacentes estarão totalmente atingidos", justifica a empresa.

"A NOS vê muito positivamente o resultado da parceria, ao longo das últimas épocas, com a LPFP, que muito contribuiu para uma maior visibilidade da paixão que une os portugueses. O futebol português, com qual partilhamos os valores de ambição, proximidade e inovação, continuará a merecer um forte envolvimento da NOS, ainda que noutros formatos, e continuaremos a assumir um papel ativo, colaborando com todos os agentes da modalidade na construção de um ecossistema que se pretende competitivo e sustentável", refere a empresa em comunicado.

Liga Portugal foi informada pela NOS da intenção de não renovar e recorda que "o contrato de patrocinador principal e 'naming sponsor' da sua principal competição, a Liga NOS", está "atualmente em vigor até final de junho de 2021".

A direção executiva da Liga Portugal "deixa uma palavra de profunda gratidão à aposta feita pela marca, no período de sete anos, e que se traduziu num crescimento do valor da prova, também alavancado por esta aliança".

"A NOS será o 'naming sponsor' exclusivo mais longo da história da I Liga, com um contrato que se iniciou em 2014 e que termina no final da época 2020-21, depois de uma renovação por mais três anos que aconteceu com enorme agrado de ambas as partes, em 2017", durante o primeiro mandato de Pedro Proença como presidente da Liga, refere em comunicado.

No início da semana, o desportivo Record dava conta de que a NOS poderia deixar cair o patrocínio à Liga, ao qual estava ligado há sete épocas e cuja última renovação tinha sido em julho de 2017, por três temporadas, na época tinha sido avançado de que o patrocínio valeria cerca de 20 milhões à Liga.

Na origem da decisão, diz o desportivo, estaria o mal-estar provocado pela sugestão feita pelo presidente da Liga, Pedro Proença, junto do Ministério da Economia, Pedro Siza Vieira, em que sugeria ao Governo a hipótese de, por ação do Estado, as operadoras concordarem em transmitir as restantes dez jornadas do campeonato, ou parte delas, em sinal aberto.

A NOS, recorde-se, é detentora dos direitos desportivos do Sporting e Benfica, bem como dos direitos televisivos dos canais dos dois clubes, sendo ainda acionista - juntamente com Joaquim Oliveira, a Vodafone e a Altice Meo - da Sport TV, empresa que transmite os jogos da Liga.

Durante a suspensão do campeonato, a empresa de canais temáticos premium deixou de cobrar as mensalidades aos clientes.

(notícia atualizada às 18h33 com posição da Liga)

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de