- Comentar
A notícia é avançada pelo jornal Público: o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) inclui um projeto de ligação de alta velocidade para ligar Lisboa ao Porto em 1 hora e 15 minutos.
No PNI 2030, que é apresentado esta quinta-feira pelos ministros das Infraestruturas, Ambiente e Agricultura, estará um montante de investimento previsto de 4500 milhões de euros alocado a este projeto, avança o diário.
O Público indica ainda que existirão duas fases deste projeto. Numa primeira fase, esta ligação será construída em bitola ibérica e articulada com a rede convencional para a circulação de comboios com velocidades entre os 220 e os 250 quilómetros por hora.
Numa construção faseada, diz o jornal, será dada prioridade ao troço Gaia - Soure (representando metade do trajeto entre a capital e a Invicta), devendo mais tarde chegar a Leiria e prosseguir para Lisboa, recorrendo a um canal estudado pela RAVE (Rede de Alta Velocidade) a oeste da Serra dos Candeeiros.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O projeto torna "inevitáveis", nota o Público, a construção de mais duas pontes, uma sobre o Douro e outra sobre o Tejo.
O PNI 2030 contemplará também uma intervenção na Linha de Sintra, a realizar até 2026, com um investimento estimado de 110 milhões de euros, avança esta manhã o Dinheiro Vivo. A Linha de Sintra só poderá ter mais comboios depois das obras de alargamento do troço ferroviário entre Roma-Areeiro e Braço de Prata, de duas para quatro vias.