Linha de alta velocidade ligará Lisboa ao Porto em 1h15, em projeto de 4500 milhões

PNI 2030 contempla um projeto de ligação de Lisboa ao Porto, preparado para velocidades de 300 km/hora. A viagem passaria a ter uma duração de 1h15.

A notícia é avançada pelo jornal Público: o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) inclui um projeto de ligação de alta velocidade para ligar Lisboa ao Porto em 1 hora e 15 minutos.

No PNI 2030, que é apresentado esta quinta-feira pelos ministros das Infraestruturas, Ambiente e Agricultura, estará um montante de investimento previsto de 4500 milhões de euros alocado a este projeto, avança o diário.

O Público indica ainda que existirão duas fases deste projeto. Numa primeira fase, esta ligação será construída em bitola ibérica e articulada com a rede convencional para a circulação de comboios com velocidades entre os 220 e os 250 quilómetros por hora.

Numa construção faseada, diz o jornal, será dada prioridade ao troço Gaia - Soure (representando metade do trajeto entre a capital e a Invicta), devendo mais tarde chegar a Leiria e prosseguir para Lisboa, recorrendo a um canal estudado pela RAVE (Rede de Alta Velocidade) a oeste da Serra dos Candeeiros.

O projeto torna "inevitáveis", nota o Público, a construção de mais duas pontes, uma sobre o Douro e outra sobre o Tejo.

O PNI 2030 contemplará também uma intervenção na Linha de Sintra, a realizar até 2026, com um investimento estimado de 110 milhões de euros, avança esta manhã o Dinheiro Vivo. A Linha de Sintra só poderá ter mais comboios depois das obras de alargamento do troço ferroviário entre Roma-Areeiro e Braço de Prata, de duas para quatro vias.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de