Linha de Sintra pode ter mais comboios? Resposta só em setembro

Governo garante que apenas um comboio teve lotação acima dos dois terços. Sindicato contesta contas oficiais: “Usar médias é uma ilusão do problema”.

Só em setembro se vai saber se poderão circular mais comboios por dia na Linha de Sintra. A CP e a Infraestruturas de Portugal estão a estudar se há condições para a linha ferroviária mais procurada do país ter mais oferta, sobretudo na hora de ponta, e assim diminuir as taxas de ocupação numa altura em que os transportes públicos têm a lotação limitada a dois terços dos passageiros para evitar a propagação da pandemia de covid-19.

A informação surge numa altura em que várias reportagens têm mostrado comboios na Linha de Sintra – concelho com seis freguesias em situação de calamidade, abrangendo perto de 300 mil habitantes - com passageiros em pé e a acumularem-se junto às portas na hora de ponta da manhã.

"No futuro, estamos a estudar o reforço de horários. Este trabalho vai durar alguns meses, cerca de três, só para sabermos de que forma é possível aumentar a capacidade", adiantou aos jornalistas nesta segunda-feira o ministro das Infraestruturas e da Habitação.

Mas Pedro Nuno Santos já vai moderando as expectativas sobre eventuais mudanças que possam ocorrer naquela linha nos próximos tempos. A existir, será um "aumento marginal" da capacidade de circulação destes comboios, que param em todas as estações de 10 em 10 minutos nas horas de ponta e que ocupam toda a distância da plataforma (na configuração com oito carruagens, os chamados comboios duplos).

Mesmo porque a própria linha do comboio não o permite: de Sintra até ao Areeiro, o troço conta com quatro linhas, mas entre o Areeiro e o Braço de Prata existem apenas duas, o que provoca constrangimentos na circulação dos comboios. E só em meados desta década, quando este troço passar a ter quatro linhas, é que haverá outras possibilidades de aumento da circulação de comboios.

Regra da lotação é cumprida?

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de