transportes

Dois mortos após descarrilamento de Alfa Pendular em Soure

Alfa Pendular embateu num veículo de inspeção de via perto da estação ferroviária de Soure. (Direitos reservados)
Alfa Pendular embateu num veículo de inspeção de via perto da estação ferroviária de Soure. (Direitos reservados)

Comboio embateu num veículo de inspeção da Infraestruturas de Portugal que se encontrava na via. Circulação está interrompida nos dois sentidos.

É um dos acidentes ferroviários mais graves dos últimos anos: pelo menos duas pessoas morreram depois de o comboio Alfa Pendular número 143 ter descarrilado entre Soure e Vila Nova de Anços, após ter embatido numa dresina (veículo de inspeção) da IP – Infraestruturas de Portugal. A circulação na Linha do Norte está interrompida nos dois sentidos.

Deste acidente também terão resultado 7 feridos graves e 30 feridos ligeiros. O comando distrital de operações de Coimbra da Proteção Civil adianta apenas que seguiam 280 passageiros a bordo do Alfa Pendular.

Segundo o portal da Proteção Civil, o alerta foi dado pelas 15h30 e encontram-se no local 157 operacionais, 59 veículos e dois meios aéreos. Está a iniciar-se o processo de transbordo dos passageiros.

O Presidente da República já lamentou o acidente em Soure. Marcelo Rebelo de Sousa “lamenta o grave acidente ferroviário desta tarde na Linha do Norte, de cujos detalhes foi informado pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, apresentando sentidas condolências aos familiares e amigos das vítimas mortais e desejando rápidas melhoras aos numerosos feridos, aguardando os resultados das investigações técnicas e judiciais”, segundo uma mensagem deixada no portal da Presidência.

Troço rápido

O acidente ocorreu num dos troços que permite velocidades mais altas na rede ferroviária nacional. Segundo o diretório da rede da Infraestruturas de Portugal, naquele local, os comboios podem circular entre os 160 e os 220 km/h.

Descarrilamento do Alfa Pendular ocorreu no sentido Lisboa-Porto,.

Descarrilamento do Alfa Pendular ocorreu no sentido Lisboa-Porto.

(Notícia atualizada às 18h08)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: EPA/PATRICK SEEGER

Bruxelas dá luz verde a Banco Português de Fomento

Exemplo de ouro numa loja de câmbio em Klaaswaal, Países Baixos. (EPA/ROBIN VAN LONKHUIJSEN)

Ouro atinge recorde e excede os 2 mil dólares

Centenas de turistas visitam todos os dias os jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens

FMI: Portugal com perdas acima de 2% do PIB devido à quebra no turismo

Dois mortos após descarrilamento de Alfa Pendular em Soure