Alimentação

Livros de dietas, nutrição e ginástica: saudável negócio

alimentação saudável

Mais de um terço dos portugueses tem excesso de peso, um potencial de negócio para ginásios, livros sobre nutrição e produtos dietéticos.

De acordo com o TGI (Target Group Index 2015), estudo da Marktest que analisa o comportamento e os consumos dos portugueses, são sobretudo as mulheres, entre os 35 e os 44 anos. No grupo estão moradoras na Grande Lisboa, de diferentes classes sociais, a apresentar 20 ou mais quilos em excesso.

Se por um lado 19% dos indivíduos admitem ter tomado produtos dietéticos no último ano, apesar do consumo deste tipo de produtos registe uma queda desde 2012, por outro um quarto dos portugueses admitem preocupar-se com o número de calorias ingeridas por refeição. Além de que 42% fazem exercício físico, pelo menos, uma vez por semana.

Este é pois um quadro favorável para cada vez mais editoras, nutricionistas ou especialistas em exercício físico apostarem na publicação de livros que ensinam os portugueses a comer bem, a mexerem-se em parar e a viver melhor.

emagreça em casa

É o caso do livro “Emagreça em Casa” (Esfera dos Livros, 14,85 euros), que é também um programa que promete resultados em 12 semanas “sem passar forme e sem precisar de ir ao ginásio”. Como? Traz um plano de reeducação alimentar e de exercício para praticar em casa.

Criado pela nutricionista e autora do blogue Diário de uma Dietista, Catarina Cachão Bragadeste e pelo personal trainer António Lourenço, além de promover a perda de peso, “o programa vai melhorar a condição física e contribuir para um estilo de vida mais saudável”, diz a editora.

emagreça sem Fome_iara

Outro manual sobre como comer e, de preferência, perder peso é “Emagreça sem fome” (Clube do Autor, 15,30 euros), da autoria da nutricionista Iara Rodrigues , que promete um “método é clinicamente comprovado e consiste, não em deixar de comer, mas em reaprender a comer.”

Daí que no livro a médica que inspira o modo de vida de figuras como Carminho, Carolina Deslandes, Cristina Ferreira, Isabel Silva, Ricardo Pereira ou Sara Matos Neste, destaque os super-alimentos, sumos detox, receitas saudáveis e tendências de futuro.

dieta 31 dias

“A dieta para depois das festas” é a nova publicação da nutricionista Ágata Roquette, para ajudar o aumento de peso durante as festas do Natal. Dirigido a pessoas com excesso de peso, a publicação vem como suplemento do livro “Juntos Conseguimos” (Manuscrito, 14,90 euros) e promete resultados em três ou quatro semanas de disciplina e dieta.

Ágata Roquette, responsável pelo programa “Dieta dos 31 dias”, é licenciada em Nutrição e Engenharia Alimentar e em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior das Ciências da Saúde Sul. Começou a dar consultas em maio de 2005 numa empresa de produtos naturais (Pharmonat) através da qual trabalhou em ervanárias de vários pontos do país. Entre vários projetos, escreveu outros livros sobre o tema.

lilian barros

Também a nutricionista Lilian Pereira lançou recentemente o livro “Sopas, saladas e chás Detox (Manuscrito Editora, 14,36 euros). Com mais de 100 receitas ricas em antioxidantes e baixo valor calórico, o livro permite, “não só perder peso, mas também aumentar a energia, fortalecer o sistema imunitário, reduzir o colesterol, acabar com a sensação de inchaço, regular o trânsito intestinal e melhorar o aspeto da pele e do cabelo”, diz a autora do blogue Santa Melancia.

Ana Bravo

Tal como esta nutricionista, também a nutricionista Ana Bravo publicou vários livros, muitos entre os mais vendidos da editora online Wook.

São eles “Corpo de verão”, “Saúde no Tacho”, “Dieta Viva” ou “Em forma com Mariza Cruz”.

teresa branco

Outra especialista em perda de peso e nutrição é Teresa Branco. Licenciada em Educação Física e Desporto, concluiu o mestrado em Exercício e Saúde com doutoramento em Controlo do Peso. É autora de vários livros, entre os quais “Peso Pesado – 12 Semanas de Exercício e Dieta”, do Clube do Livro SIC, editado pela Guerra e Paz, um dos bestsellers em 2011.

Mais recentemente publicou “Como Vencer a fome Emocional”, um livro sobre “pessoas que comem quando se sentem aborrecidas, sozinhas, zangadas, carentes, ansiosas ou frustradas”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Artur Machado / Global Imagens)

Dinheiro Vivo mantém-se líder digital dos económicos

(Artur Machado / Global Imagens)

Dinheiro Vivo mantém-se líder digital dos económicos

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Vítor Constâncio, fala perante a II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco, na Assembleia da República. TIAGO PETINGA/LUSA

Constâncio: Risco para a estabilidade no crédito a Berardo era “problema da CGD”

Outros conteúdos GMG
Livros de dietas, nutrição e ginástica: saudável negócio