brinquedos

Lucro da dinamarquesa LEGO cai 10% no 1.º semestre

LEGO Fan Factory Algarve (1)

No mesmo período, as vendas atingiram os 1.912 milhões, representando uma queda de 4,6% face ao mesmo período do ano passado.

A LEGO obteve um lucro de 3.044 milhões de coroas dinamarquesas (408 milhões de euros) no primeiro semestre deste ano, menos 10,2% na comparação com idêntico período de 2017, indicou esta terça-feira a multinacional dinamarquesa.

As vendas da LEGO, no período em análise, atingiram os 14.254 milhões de coronas dinamarquesas (1.912 milhões de euros), o que representa uma queda de 4,6% face a igual período do ano passado, prejudicadas por um dólar fraco.

Os brinquedos da LEGO, cujo conceito se baseia em partes que se encaixam uma nas outras permitindo muitas combinações e que foi criado pelo dinamarquês Ole Kirk Kristiansen, são fabricados em escala industrial desde 1934.

O resultado operacional da Lego também caiu no primeiro semestre deste ano (-4,2%) na comparação com os seis primeiros meses do ano anterior, para 4.181 milhões de coronas (561 milhões de euros).

O presidente executivo da LEGO, Niels B Christiansen, explicou que o plano para o exercício deste ano “é estabilizar o negócio”, adiantando que está igualmente previsto investir para “gerar crescimento a longo prazo”.

“Os resultados do primeiro semestre [excluindo a variação cambial] denotam que a empresa está bem encaminhada, mas há que fazer mais e levará tempo a voltar a um crescimento sustentável”, acrescentou.

As vendas da LEGO cresceram a dois dígitos na China no primeiro semestre deste ano, fazendo o cálculo a uma taxa de câmbio constante, mas na Europa Ocidental aumentaram em um dígito e na América do Norte recuaram ligeiramente.

O grupo vai abrir duas lojas oficiais da marca na China, uma em Xangai, em setembro de 2018, e uma segunda em Pequim, no início do próximo ano.

A multinacional LEGO tem vindo a procurar ultrapassar os desafios colocados pelo comércio retalhista, nomeadamente na América do Norte, além de ter fechado a Toys’R’Us nos Estados Unidos, Reino Unido e na Austrália no âmbito da sua política estratégica voltada para um crescimento sustentado.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen no discurso do Estado da União. EPA/OLIVIER HOSLET

Regra europeia poria salário mínimo português nos 663 euros

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Lucro da dinamarquesa LEGO cai 10% no 1.º semestre