Energia

Lucro da Iberdrola sobe 30,4% até março com venda da participação Siemens Gamesa

No Douro Internacional, a barragem de Aldeadávila (Salamanca) é operada pela Iberdrola. 
FOTO: Iberdrola
No Douro Internacional, a barragem de Aldeadávila (Salamanca) é operada pela Iberdrola. FOTO: Iberdrola

Grupo mantém a previsão de crescimento dos resultados líquidos e os dividendos para este ano.

A Iberdrola obteve um resultado líquido no primeiro trimestre de 1.257 milhões de euros, mais 30,4% do que no período homólogo, devido ao impacto extraordinário da venda da sua participação na Siemens Gamesa, informou hoje a empresa.

De acordo com resultados comunicados hoje pela Iberdrola à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) de Espanha, a empresa, sem o impacto da venda desta participação na Siemens, teria tido um aumento do lucro de 5,3%, para 968 milhões de euros.

No primeiro trimestre, os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) aumentaram 5,8%, para 2.751 milhões de euros face ao homólogo do ano anterior.

As receitas do grupo atingiram 9.425,9 milhões de euros no primeiro trimestre, menos 7% do que no mesmo período de 2019, embora a margem bruta tenha registado um aumento de 5,1%, para 4.544,8 milhões euros.

A elétrica espanhola considera que o efeito positivo da venda de 8% da Siemens Gamesa vai permitir aliviar os impactos negativos gerados pela crise do novo coronavírus que podem prolongar-se ao longo deste ano.

O grupo anunciou ainda que mantém a previsão de crescimento dos resultados líquidos e os dividendos para este ano, graças aos investimentos de 10 mil milhões de euros previstos e aos ganhos de capital obtidos.

A Iberdrola opera em Portugal tanto na produção de eletricidade como na comercialização de energia.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Lucro da Iberdrola sobe 30,4% até março com venda da participação Siemens Gamesa