Coronavírus

Lucro da Philips cai 76% para 39 milhões de euros no 1.º trimestre

Philips' factory of Dreux, central France, Dreux.  AFP PHOTO / FRED DUFOUR (Photo by FRED DUFOUR / AFP)
Philips' factory of Dreux, central France, Dreux. AFP PHOTO / FRED DUFOUR (Photo by FRED DUFOUR / AFP)

O lucro da Philips recuou 75,9% no primeiro trimestre deste ano, para 39 milhões de euros, face a igual período do ano anterior, devido à pandemia.

No ano passado, e no mesmo trimestre, a Philips reportou um lucro de 162 milhões de euros, refere o grupo empresarial em comunicado.

O presidente executivo da Philips, Frans van Houten, disse que “a covid-19 afetou significativamente os resultados neste trimestre”, adiantando que desde janeiro mobilizou recursos para “enfrentar este desafio sem precedentes”.

Van Houten referiu ainda que se concentrou em responder às “necessidades críticas” dos clientes, “salvaguardar a saúde e a segurança dos trabalhadores e em garantir a “continuidade dos negócios”.

Esclareceu igualmente que, no primeiro trimestre, aumentou a procura de produtos e soluções profissionais de saúde e que se verificou um acréscimo ao nível da carteira de pedidos ligados à telemedicina, ao diagnóstico e aos tratamentos de doenças com recurso ao online.

Sobre as vendas da Philips contabilizou um ligeiro aumento no primeiro trimestre, para 4.159 milhões de euros, contra 4.151 milhões de euros observados no período homólogo do ano passado.

Já o resultado operacional bruto (Ebitda — lucros antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) caíram para 127 milhões de euros, quando nos primeiros três primeiros meses de 2019 se situaram e 314 milhões.

A administração da Philips indicou que vai manter a proposta de distribuição de dividendos de 0,85 euros por ação.

Frans van Houten espera no conjunto de 2020 ter um crescimento “modesto” nas vendas, se bem que aponta para uma melhoria da margem ajustada do Ebitda.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 164 mil mortos e infetou mais de 2,3 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 525 mil doentes foram considerados curados.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Lucro da Philips cai 76% para 39 milhões de euros no 1.º trimestre