Automóvel

Lucro do Grupo Toyota Caetano Portugal sobe 57,1% para 9,4 milhões em 2017

10. Toyota

O lucro consolidado do Grupo Toyota Caetano Portugal foi de cerca de 9,4 milhões de euros em 2017

O lucro consolidado do Grupo Toyota Caetano Portugal foi de cerca de 9,4 milhões de euros em 2017, mais 57,1% do que os cerca de seis milhões de euros verificados em 2016, anunciou hoje o grupo.

Segundo o relatório e contas de 2017, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo registou um volume de faturação de 390 milhões de euros, superior em cerca de 53 milhões de euros (+15,8%) face ao obtido no período homólogo de 2016.

“Este crescimento encontra justificações essencialmente no crescimento verificado no mercado automóvel em Portugal, e que foi acompanhado pelos níveis de atividade registados no Grupo Toyota Caetano, com especial destaque para as viaturas híbridas, Auris, Yaris e Crossover C-HR”, refere o grupo.

A Toyota Caetano Portugal acrescenta que “também o crescimento e melhoria de rentabilidade do projeto de montagem de veículos todo terreno para exportação (LC70), na unidade fabril de Ovar, contribuiu para a evolução favorável registada”, e que o contributo da área industrial dos veículos automóveis para o volume de negócios é de cerca de 39 milhões de euros (contra cerca de 35 milhões de euros verificados em 2016).

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu os 34 milhões de euros, acima do registado no período homólogo de 2016 em cerca de 8,9 milhões de euros (+35,6%).

Por sua vez, os resultados financeiros, negativos em cerca de 2,6 milhões de euros, situam-se a um nível superior aos registados em 2016 em cerca de 300 mil euros, refletindo “as necessidades acrescidas de financiamento em que o Grupo Toyota Caetano Portugal incorreu, de forma a fazer face ao crescimento de atividade e nomeadamente no impacto desse crescimento no que aos stocks e crédito concedido respeita”, lê-se no relatório.

O grupo diz entender “como provável a manutenção da tendência de crescimento do setor automóvel, com destaque óbvio para o segmento dos híbridos, o que, tendo em atenção a panóplia de produtos deste segmento oferecida pelo Grupo Toyota Caetano, conduzirá inevitavelmente ao reforço da sua sustentabilidade nos mercados onde opera”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
lisboa casas turismo salarios portugal

Turismo em crise já pensa no day after

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. TIAGO PETINGA/LUSA

Governo estima que mais de um terço dos empregados fique em lay-off

Mário Centeno, Ministro das Finanças.
Fotografia: Francois Lenoir/Reuters

Folga rara. Custo médio do petróleo está 10% abaixo do previsto no Orçamento

Lucro do Grupo Toyota Caetano Portugal sobe 57,1% para 9,4 milhões em 2017