media

Marktest lança novo sistema de medição de audiências digitais

Digital

Novo sistema de medição de audiências digitais vai publicar os primeiros números em julho. Sapo é o primeiro a anunciar adesão

O NetAudience é o novo sistema de medição de audiências digitais que vai chegar ao mercado ainda este verão. O Sapo foi o primeiro meio a anunciar a adesão a este novo sistema, cujos primeiros números serão conhecidos em julho.

“Este novo serviço não substitui o NetScope, pois o netScope irá contribuir para o NetAudience. Ou seja, o novo modelo de métrica do digital conjuga dados do Painel Meter (atualmente NetPanel) e do MegaPanel (que a Marktest está a desenvolver) com a informação sitecentric (netScope)”, explica fonte oficial da Marktest.

O novo sistema “fornecerá dados mais completos e rigorosos, permitirá a planificação de campanhas publicitárias e a colocação da Internet ao nível dos outros meios. Dará também maior confiança aos atores do mercado publicitário, potenciando o aumento da qualidade do planeamento publicitário e o aumento do investimento on-line”, garante fonte oficial da empresa de estudos de mercado.

O Sapo, juntamente com O Observador, foram dois dos meios que decidiram retirar-se do estudo NetScope, que deixou de publicar os seus dados de audiência. Este estudo, monitoriza as visitas e as páginas vistas de mais de uma centena de media nacionais, é usado como referência no mercado, definindo os líderes de audiências digitais no mercado português.

O portal da PT Portugal foi o primeiro a anunciar a sua adesão ao novo sistema. “A adesão ao NetAudience representa a transparência que o Sapo defende na publicação de dados operacionais por uma entidade totalmente independente, responsável pela auditoria e a monitorização permanentes, assegurando a veracidade dos dados de utilização do ecossistema digital”, justifica em nota enviada às redações.

O NetAudience “em termos de estudo envolve todos os publishers nacionais. Em termos de clientes estamos no início… Em junho (data de arranque do serviço) logo veremos”, diz fonte oficial da Marktest, quando questionada sobre os clientes que já tenham aderido ao novo sistema de medição.

O novo sistema de medição de audiências digitais surge num momento em que o mercado antecipa que o digital seja um dos meios que o investimento publicitário venha a crescer este ano.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

Segurança Social pagou até hoje 992 milhões em apoios

Espanha Portugal

Mais um golpe no turismo. Bélgica mantém Portugal na lista de países de risco

Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira. TIAGO PETINGA/LUSA

Governo quer manter apoios às empresas para evitar mais miséria e desemprego

Marktest lança novo sistema de medição de audiências digitais