Media nacionais recebem 1,4 milhões do Google. DN Madeira é um dos vencedores

Dos 28 países que receberam financiamento na 5ª ronda do Digital News Initiative do Google, Portugal é o sexto que recebeu o maior volume

Os media nacionais vão receber 1,4 milhões de euros do Google na quinta ronda de financiamento do (DNI). Dos 28 países que obtiveram financiamento nesta nova ronda, Portugal é o sexto a receber o maior montante de investimento. Alemanha lidera ranking tendo obtido 3,48 milhões de investimento para os projetos de media.

Media Capital, Observador, Cofina, Global Media Group (Diário de Notícias da Madeira) e The Mosted foram os grupos nacionais que viram projetos serem reconhecidos com apoios do DNI.

Este ano o DNI atribuiu a 98 projetos, oriundos de 28 países, um montante de 21,13 milhões de euros, de um total de 820 candidaturas oriundas de 29 países. Dos 98 projetos financiados na quinta ronda, 39 são protótipos (projetos num estado inicial que requerem até 50 mil euros de financiamento), 29 são projetos de média dimensão (financiamento até 300 mil euros) e 30 são grandes projetos (até 1 milhão).

 

Portugal houve cinco projetos que viram a sua candidatura receber financiamento.

O Global Media Group (dono do Dinheiro Vivo) viu um projeto liderado pelo Diário de Notícias da Madeira obter financiamento na categoria de Médio Projeto com Portugal Now. Uma plataforma de viagens que abre portas aos viajantes que querem vivenciar os destinos como os locais através de refeições, atividades ou visitas guiadas usando realidade aumentada e gamificação. Portugal Now vai estar disponível em quatro línguas (português, inglês, alemão e francês) será liderado pelo Diário Notícias da Madeira com a cooperação de 14 jornais regionais.

O grupo Media Capital recebeu um financiamento na categoria de Grande Projeto com Live Video Interactive Agent - (LIA), um sistema inteligente criado especificamente para vídeo ao vivo, com ferramentas de arquitetura que visam melhorar a experiência do utilizador, ganhar e reter audiências, adicionando oportunidades de monetização;

Também o Observador obteve financiamento na categoria Grande Projeto com Into the Voice (projeto virado para a produção e curadoria de conteúdo áudio para todas as plataformas, também para emissões ao vivo, como para oferta on demand);

A Cofina obteve igualmente financiamento na categoria Grande Projeto, para AudioQ, um projeto colaborativo entre o grupo de media e a Prebiram, que visa a criação de uma série de podcasts com notícias narradas, com briefings diários pela manhã e à noite, e aplicações de voz costumizadas com perguntas e respostas para conteúdos noticiosos nacionais;

The Mosted ganhou na categoria Protótipo. Projeto visa ajudar os jornalistas a escrever melhores notícias, dando-lhes insights sobre como e sobre o que estão a escrever, gerados pelos mesmos modelos de processamento de linguagem natural (natural language processing) ou aprendizagem automática (machine learning) usados para determinar o impacto dos conteúdos.

Desde a primeira ronda em fevereiro de 2016, o Fundo de Inovação Digital News Initiative Innovation já atribuiu a Portugal cerca de 7,187 milhões de euros, de um total de 115,2 milhões de euros já atribuídos pelos vários projetos de media europeus.

O fundo foi criado pelo Google em outubro de 2015, com um compromisso de 150 milhões para apoiar jornalismo de qualidade.

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