media

Mais de meio milhão viu a goleada da Rússia à Arábia Saudita

EPA/YURI KOCHETKOV
EPA/YURI KOCHETKOV

Jogo inaugural do Mundial 2018 foi visto por mais de meio milhão de portugueses. Esta sexta-feira Portugal enfrenta a Seleção espanhola

Mais de meio milhão de portugueses assistiu à goleada da Rússia à Arábia Saudita, o jogo inaugural do Mundial 2018. A RTP1 garantiu no período da transmissão uma audiência média de 5,2% e um share de 36,2%.

“Comparativamente às duas grandes competições internacionais anteriores, este foi o jogo com menor impacto nas audiências, uma vez que foi transmitido a meio da tarde. As partidas dos anos anteriores atingiram audiências de destaque, em virtude do seu horário de transmissão: o Brasil x Croácia do Mundial 2014 deu o pontapé de saída às 20h45, sendo visto em média por 2,3 milhões de espetadores e o França x Roménia do Euro 2016 às 20h00, visto em média por 1,7 milhões”, adianta a Initiative/Mediabrands Insight, com base nos dados CAEM/GFK. O jogo, em que a Rússia ganhou por 5 a zero, foi visto na RTP1 por uma média de 506 mil telespectadores.

A Sport TV que também transmitiu o jogo inaugural conquistou uma audiência de 0,3%, um share de 2,2%, tendo sido visto em média por 79 mil telespectadores.

À semelhança dos jogos de preparação da Seleção Nacional, o arranque do Mundial teve um impacto positivo nas audiências da RTP1. O jogo inaugural garantiu uma subida de 1,4 pontos percentuais do share do canal público, comparativamente à sua média de maio. Foi o único canal generalista a ver subir o seu share, ainda assim, os 18% de share no total de dia conquistado pela RTP1 não foi suficiente para garantir a liderança do dia, nas mãos da TVI com 22,3% (-0,7 pp), mas aproximou a estação pública da SIC que registou um share de 17,6% (-0,6 pp).

A primeira parte do jogo entre a Rússia e a Arábia Saudita foi vista, em média, por 35,5% dos portugueses que estavam a ver televisão àquela hora. À medida do desenrolar do jogo, o interesse dos portugueses pela partida foi aumentando com audiência média crescente na análise minuto-a-minuto. O pico máximo coincidiu com aproximar do final da partida, onde 671 mil telespetadores viram mais dois golos serem marcados em cima do apito final”, refere a Initiative/Mediabrands Insight.

O jogo foi visto maioritariamente por um público masculino, com idade acima dos 45 anos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A Loja das Conservas tem um restaurante para promover o consumo deste produto. Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens

Turistas fazem disparar vendas de conservas portuguesas

Miguel Gil Mata,  presidente executivo, da Sonae Capital, nos estúdios da TSF.
Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Sonae reduz portefólio Imobiliário e investe em Energia

Fotografia: DR

Elliott quer EDP nas renováveis. Mas tem forçado vendas nos EUA

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Mais de meio milhão viu a goleada da Rússia à Arábia Saudita