aviação

Michael O’Leary sugere concurso para decidir gestão do Montijo

Michael O'Leary, CEO da Ryanair.
(Fotografia: Will Oliver/ EPA)
Michael O'Leary, CEO da Ryanair. (Fotografia: Will Oliver/ EPA)

O'Leary acusa a ANA - Aeroportos de Portugal de querer criar um “monopólio” em Lisboa e de atrasar o futuro aeroporto complementar de Lisboa.

O presidente executivo da Ryanair, Michael O’Leary, acusou a ANA – Aeroportos de Portugal de estar a atrasar as negociações do futuro aeroporto complementar do Montijo.

Numa conferência de imprensa, em Lisboa, nesta terça-feira, disse que “não há nenhuma razão para o aeroporto do Montijo não abrir em 2020” e critica a gestora aeroportuária, acusando-a de querer criar um “monopólio” em Lisboa. “O Governo devia pôr o Montijo a concurso”, considera.

Michael O’Leary mostra-se preocupado com a situação de esgotamento do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. “A capacidade em Lisboa está artificialmente restrita com 40 movimentos por hora. Gatwick tem 55”, observa.

Leia também: Ryanair anuncia 12 novas rotas em Portugal. Conheça os destinos

O’Leary lamenta ainda que a ANA – Aeroportos de Portugal continue a aumentar as taxas aeroportuárias, enquanto Espanha está a baixar, e se recuse a reduzir os custos cobrados às companhias aéreas. “O Montijo deverá ter custos menores”, avisa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Ministro das Finanças, Mário Centeno, na apresentação do Orçamento do Estado para 2019. 16 de outubro de 2018. REUTERS/Rafael Marchante

Bruxelas envia carta a Centeno a pedir o triplo do esforço orçamental

lisboa-pixabay-335208_960_720-754456de1d29a84aecbd094317d7633af4e579d5

Estrangeiros compraram mais de mil imóveis por mais de meio milhão de euros

João Galamba (secretário de estado da energia) , João Pedro Matos Fernandes (Ministro para transição energética) e António Mexia  (EDP) durante a cerimonia de assinatura de financiamento por parte do Banco Europeu de Investimento (BEI) da Windfloat Atlantic. Um projecto de aproveitamento do movimento eólico no mar ao largo de Viana do Castelo.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Mexia diz que EDP volta a pagar a CESE se governo “cumprir a sua palavra”

Outros conteúdos GMG
Michael O’Leary sugere concurso para decidir gestão do Montijo