Miguel Frasquilho de saída da TAP. Ex-Novabase vai liderar administração

Novo conselho de administração da companhia aérea portuguesa terá 11 elementos e será presidido por Manuel Beja.

Miguel Frasquilho está de saída da TAP. O Estado já escolheu o novo conselho de administração da companhia aérea, que terá como líder Manuel Beja, ex-diretor do departamento de pessoas da Novabase. A informação é adiantada esta quarta-feira pelo jornal digital Eco e pelo Jornal de Negócios. Entretanto, a companhia aérea já publicou a proposta para os novos administradores na sua página oficial.

Como maior acionista da TAP SGPS, o Estado praticamente mudou todos os administradores. Da ainda atual administração, ficam apenas Ramiro Sequeiro, líder executivo interino e que voltará para as operações; Alexandra Reis, que substituiu David Pedrosa em 2020; e ainda José Silva Rodrigues, indicado por Humberto Pedrosa, que ainda detém 2% da empresa.

A comissão executiva será composta por cinco elementos, que também terão assento no conselho de administração, com 11 lugares.

Christine Ourmières-Widener será a presidente executiva e terá a seu lado Ramiro Sequeira, Alexandra Reis, João Weber Gameiro (administrador financeiro) e Silvia Mosquera (responsável comercial).

Gameiro e Mosquera são as outras duas novidades na comissão executiva. O português era responsável pela banca de investimento do BBVA em Portugal desde 2007; Mosquera era a diretora comercial da Avianca, companhia aérea que tentou comprar a TAP em 2015.

Além de Manuel Beja, o conselho de administração terá também cinco elementos não executivos: Silva Rodrigues; o espanhol Patricio Ramos, proveniente da consultora que elaborou o plano de reestruturação da TAP (BCG); Ana Lehmann, antiga secretária de Estado da Indústria; Gonçalo Pires, fundador do fundo de reestruturação de empresas Adamastor Investments; e João Duarte, representante dos trabalhadores.

A assembleia-geral da TAP para a nomeação da nova administração será realizada em 24 de junho.

(Notícia atualizada às 9h21 com indicação da TAP dos novos administradores)

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de