Hotelaria

Minor International reforça no capital do grupo hoteleiro espanhol NH

Ramón Aragonés, presidente executivo do NH Hoteles.
Ramón Aragonés, presidente executivo do NH Hoteles.

O grupo tailandês Minor International, dono dos hotéis Tivoli em Portugal, comprou mais 0,1275% do capital cadeia hoteleira NH.

O grupo tailandês Minor International, proprietário da Tivoli Hotels & Resorts, anunciou hoje ter comprado mais 0,1275% do capital cadeia hoteleira NH, ao preço de 6,295 euros por ação.

Com esta aquisição de 500.000 ações, comunicada à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) de Espanha, o Minor – através da sua filial MHG Continental Holding – passa a deter 35,68% do capital (correspondente a cerca de 140 milhões de ações) do grupo espanhol NH, que está presente em Portugal e é apontado como “a sexta maior cadeia de hotéis do mundo”.

O grupo tailandês Minor recebeu em 19 de julho luz verde do regulador dos mercados espanhol e da Autoridade da Concorrência portuguesa à Oferta Pública de Aquisição (OPA) que lançou sobre a NH, tendo a operação sido também aprovada, na quinta-feira, pelos acionistas da Minor International numa assembleia-geral extraordinária realizada em Banguecoque.

Na passada sexta-feira, o Minor tinha já anunciado a compra, a 6,3 euros por ação, de 5,736% do capital social da NH a fundos geridos pelar Oceanwood, por 41,7 milhões de euros, o que lhe permitiu passar a controlar mais de 30% do capital da cadeia espanhola e fez com que, legalmente, a OPA se tornasse obrigatória.

O Minor tem ainda acordada com o grupo chinês HNA a compra de mais 8,4% da NH, numa operação a concretizar a partir do dia 20 e que elevará a sua participação no capital da cadeia espanhola para 43,95%.

Se a OPA do Minor for bem sucedida, o grupo resultante da operação assumir-se-á como a 19.ª companhia hoteleira do mundo em termos de capacidade, com um total de 79.734 quartos.

O Minor tem previsto manter a sede social e corporativa da NH em Espanha e já anunciou pretender que a companhia continue cotada na bolsa espanhola.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Lisboa,  29/09/2020 - Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.
(Paulo Alexandrino/Global Imagens)

Ursula von der Leyen. “Portugal é único e tem agora oportunidades maravilhosas”

Portugal's Prime Minister Antonio Costa speaks during presentation of the European and Portuguese Recovery and Resilience Plans, at Champalimaud Foundation, in Lisbon, Portugal, 29 September 2020. Ursula Von Der Leyen is in Lisbon for a two-day official visit. MÁRIO CRUZ/LUSA

Portugal recorrerá só a subvenções. Empréstimos só quando situação melhorar

ANTONIO COTRIM/ LUSA

Von der Leyen: Instrumento “SURE é um escudo para os trabalhadores e empresas”

Minor International reforça no capital do grupo hoteleiro espanhol NH