Telecomumicações

Multas da Anacom ascendem aos 3,3 milhões de euros

Foto: DR
Foto: DR

Desde o início do ano, quase metade dos processos acabaram com a decisão de aplicar uma coima.

Quarenta e oito dos 110 processos de contraordenação da Anacom terminaram com a aplicação de coimas, que entre janeiro e julho ascenderam aos 3,3 milhões de euros. São destacados os processos relativos a violação de regras em matéria de denúncias contratuais por iniciativa de assinantes, que incluem a prática de várias contraordenações. A Anacom refere que num dos processos estão em causa 186 contraordenações e noutro 44.

O regulador explica que foram também “aplicadas coimas por incumprimento de obrigações de informação à própria Anacom, de normas relativas à utilização de redes e serviços de radiocomunicações; de regras relativas a instalação de infraestruturas de telecomunicações em edifícios (ITED), e em urbanizações (ITUR)”, entre outros casos. Oito dos processos resultaram em admoestações.

A Anacom informa ainda que, neste mesmo período de tempo, foram abertos 163 processos com origem em notícias de infração relativas a várias temáticas que chegaram à entidade através, por exemplo, das reclamações rececionadas e de ações de fiscalização efetuadas. Foram instaurados 91 processos, estando a maioria relacionada “com o regime de instalação de infraestruturas de telecomunicações em edifícios e em urbanizações”. Alguns processos são “relativos a redes e serviços de comunicações eletrónicas e a serviços postais” e “com a violação de regras relativas ao livro de reclamações e ao regime do audiotexto”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Alexandre Fonseca, presidente da Altice Portugal (Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Altice sobre compra TVI. “Estado perdeu 200 milhões num ano”

Alexandre Fonseca, presidente da Altice Portugal (Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Altice sobre compra TVI. “Estado perdeu 200 milhões num ano”

Combustíveis

Petróleo sobe em flecha. “Não haverá impacto perturbador nas nossas algibeiras”

Outros conteúdos GMG
Multas da Anacom ascendem aos 3,3 milhões de euros