Tecnologia

Nokia obtém lucro de 14 milhões em 2019 após três anos consecutivos de prejuízos

(HECTOR RETAMAL / AFP)
(HECTOR RETAMAL / AFP)

A Nokia alcançou um lucro de 14 milhões de euros em 2019, depois de três anos consecutivos de prejuízos.

A Nokia alcançou um lucro de 14 milhões de euros em 2019, depois de três anos consecutivos de prejuízos e de no exercício anterior ter registado uma perda de 554 milhões de euros, anunciou esta quinta-feira a multinacional finlandesa.

O resultado operacional passou de 59 milhões de euros negativos há dois anos para os 485 milhões de euros positivos no exercício do ano anterior, refere a Nokia em comunicado.

O grupo tecnológico finlandês, um dos maiores fabricantes de equipamentos de telecomunicações mundial, faturou 23.315 milhões de euros em 2019, mais 3% em termos homólogos.

A faturação subiu em todas as regiões geográficas à exceção da China, onde se registou uma diminuição de 15%, mas na América do Norte, o seu principal mercado, as vendas somaram 6.948 milhões de euros, isto é, mais 6%.

Já a Nokia Networks, o negócio de redes de telecomunicações, registou uma faturação de 18.209 milhões de euros, 5% acima do valor de 2018, devido às grandes operadoras que aumentaram a capacidade das suas redes como preparação para a rede móvel de quinta geração (5G).

No entanto, foi a divisão menos rentável ao registar um resultado operacional de 5.577 milhões de euros, menos 8% que no exercício anterior.

Em relação ao futuro próximo, a Nokia estima que a sua margem de lucro, sem contabilizar elementos extraordinários, cresça este ano cerca de 9,5%, contra 8,6% no ano anterior.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Banco de Portugal

Bancos concederam moratórias a 741 623 empréstimos entre março e junho

Fotografia: D.R.

OIT. 42% dos jovens viu rendimento reduzir devido à pandemia

recibos verdes

Recibos verdes com trabalho dependente passam a ter apoio

Nokia obtém lucro de 14 milhões em 2019 após três anos consecutivos de prejuízos