Mobilidade Elétrica

Noruega lança barco elétrico para piscicultura

noruega

Siemens foi a fornecedora do sistema de propulsão e controlo elétrico

O primeiro barco para piscicultura alimentado a baterias acabou de entrar em serviço, Na Noruega, com o sistema de propulsão e controlo elétrico desenvolvido pela Siemens, segundo a informação divulgad pela tecnológica.

A Siemens forneceu o sistema à empresa local de construção naval Ørnli Slipp para equipar o barco que faz ligações diárias para a incubadora de peixe, a dois quilómetros da costa.

A viagem leva cerca de 50 minutos mas capacidade da bateria é suficiente para um dia de trabalho normal (cerca de oito horas), garante a Siemens.

António Carvalho, responsável pelas soluções para a Industria Naval da Siemens em Portugal, diz: “muitas das soluções Siemens utilizadas na Noruega têm aplicação em Portugal, quer no que toca a parte da frota pesqueira, quer no que concerne a alguns transportes marítimos e fluviais. A intenção da Siemens é incentivar cada vez mais a utilização de soluções amigas do ambiente, capazes de gerar poupanças financeiras e ambientais”.

O barco elétrico “Elfrida” é propriedade da Salmar Farming AS, uma empresa criadora de salmão de viveiro.

O barco é utilizado para transportar alimentos e equipamentos, para reparar ou reposicionar jaulas de peixe, para verificar a fixação das jaulas e para realizar inspeções. A tecnologia da Siemens foi desenvolvida em Trondheim, na Noruega, e tem por base soluções desenvolvidas para navios offshore, amplamente testadas e com várias provas dadas, ao longo de vários anos.

A utilização de navios elétricos é muito apoiada pela Noruega já que país produz a sua eletricidade a partir de fontes renováveis. Uma conversão para propulsão elétrica permitiria que a frota pesqueira, que atualmente consome cerca de 400 milhões de litros de diesel por ano, reduzisse o seu consumo de combustível em 80%, o que, por sua vez, contribuiria para atingir o objetivo do governo norueguês de reduzir as emissões de CO2 em 40%.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Mário Centeno

Centeno volta a cativar mais dinheiro

Natalidade. Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens

Despesa com apoios à família é a quinta mais baixa da UE

Foto: D.R.

Coronavírus: EasyJet vai cancelar voos de e para Itália

Noruega lança barco elétrico para piscicultura