Mobilidade Elétrica

Noruega lança barco elétrico para piscicultura

noruega

Siemens foi a fornecedora do sistema de propulsão e controlo elétrico

O primeiro barco para piscicultura alimentado a baterias acabou de entrar em serviço, Na Noruega, com o sistema de propulsão e controlo elétrico desenvolvido pela Siemens, segundo a informação divulgad pela tecnológica.

A Siemens forneceu o sistema à empresa local de construção naval Ørnli Slipp para equipar o barco que faz ligações diárias para a incubadora de peixe, a dois quilómetros da costa.

A viagem leva cerca de 50 minutos mas capacidade da bateria é suficiente para um dia de trabalho normal (cerca de oito horas), garante a Siemens.

António Carvalho, responsável pelas soluções para a Industria Naval da Siemens em Portugal, diz: “muitas das soluções Siemens utilizadas na Noruega têm aplicação em Portugal, quer no que toca a parte da frota pesqueira, quer no que concerne a alguns transportes marítimos e fluviais. A intenção da Siemens é incentivar cada vez mais a utilização de soluções amigas do ambiente, capazes de gerar poupanças financeiras e ambientais”.

O barco elétrico “Elfrida” é propriedade da Salmar Farming AS, uma empresa criadora de salmão de viveiro.

O barco é utilizado para transportar alimentos e equipamentos, para reparar ou reposicionar jaulas de peixe, para verificar a fixação das jaulas e para realizar inspeções. A tecnologia da Siemens foi desenvolvida em Trondheim, na Noruega, e tem por base soluções desenvolvidas para navios offshore, amplamente testadas e com várias provas dadas, ao longo de vários anos.

A utilização de navios elétricos é muito apoiada pela Noruega já que país produz a sua eletricidade a partir de fontes renováveis. Uma conversão para propulsão elétrica permitiria que a frota pesqueira, que atualmente consome cerca de 400 milhões de litros de diesel por ano, reduzisse o seu consumo de combustível em 80%, o que, por sua vez, contribuiria para atingir o objetivo do governo norueguês de reduzir as emissões de CO2 em 40%.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Lisboa,  29/09/2020 - Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.
(Paulo Alexandrino/Global Imagens)

Ursula von der Leyen. “Portugal é único e tem agora oportunidades maravilhosas”

Portugal's Prime Minister Antonio Costa speaks during presentation of the European and Portuguese Recovery and Resilience Plans, at Champalimaud Foundation, in Lisbon, Portugal, 29 September 2020. Ursula Von Der Leyen is in Lisbon for a two-day official visit. MÁRIO CRUZ/LUSA

Portugal recorrerá só a subvenções. Empréstimos só quando situação melhorar

ANTONIO COTRIM/ LUSA

Von der Leyen: Instrumento “SURE é um escudo para os trabalhadores e empresas”

Noruega lança barco elétrico para piscicultura