Telecomunicações

NOS anuncia o primeiro cartão eSIM em Portugal

eSIM

A NOS lança o primeiro serviço cartão eSIM (SIM embutido) do mercado português, que fica disponível nas lojas a partir de quinta-feira.

Os clientes da NOS são os primeiros a experimentar o eSIM, nos smartphones comercializados em Portugal com esta tecnologia, que permite que possam utilizá-los como Dual Sim: dois números num mesmo telemóvel, um com o cartão físico e o outro com o eSIM.

Com esta nova era dos cartões SIM – na qual os fabricantes de equipamentos começam a apostar e com tendência crescente nos próximos anos – a vantagem mais imediata, para além da desmaterialização do cartão SIM, é a possibilidade de utilização de diferentes eSIM num mesmo telemóvel, com diferentes números do mesmo ou de diferentes operadores.

A utilização de dois números é a vantagem tida como mais relevante pelos clientes quando procuram esta solução do eSIM, porque lhes permite, por exemplo, ter um número pessoal e um profissional num só telemóvel.

Mas o eSIM não está limitado à utilização do Dual SIM, existem outras vantagens, como:

  • – a possibilidade de utilizar planos de dados adicionais
    – a simplificação do processo de ativação que tenderá a ser remoto e cada vez mais digital
    – o desenvolvimento de equipamentos conectados mais pequenos
    – a potencial diminuição número de avarias
    – expansão da conetividade entre diferentes equipamentos (smartphones, tablets, smart watches, bandas de fitness)

Em Portugal ainda são poucos os equipamentos com eSIM, mas para os clientes que os usam, poder ter um eSIM nada significava até agora, já que nenhum operador português disponibilizava o serviço. A NOS indica em comunicado que responde a essa necessidade, reforçando a sua posição inovadora no mercado e convidando os seus clientes (com equipamentos compatíveis) a aderirem e experimentarem o serviço de forma gratuita.

Nesta fase de lançamento o processo de adesão é realizado, a partir de quinta-feira, em algumas das lojas NOS do continente, da NOS Madeira e da NOS Açores (mais informação no site nos). Nos próximos meses o serviço estará disponível em todas as Lojas da NOS.

No final de 2018 estava identificada uma taxa de penetração de 169% de cartões móveis, o que demonstra a necessidade de mais do que um cartão por cada utilizador.

A Apple, Samsung e Huawei têm alguns aparelhos com capacidade para eSIM, nomeadamente os smartwatches e alguns dos modelos de iPhone (XS e XS Max) ou Samsung Note 9.

A NOS teve como parceiro tecnológico neste projeto a IDEMIA, que tem uma larga experiência no lançamento de eSIM com operadores de referência a nível mundial. O conhecimento e experiência da IDEMIA aliado ao das equipas da NOS, permitiram a concretização e lançamento deste serviço inovador.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(PAULO CUNHA/LUSA)

Costa espera ser primeiro-ministro 12 anos e dar início à regionalização

O novo primeiro-ministro, António Costa. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

OE2020: Costa anuncia reforço de incentivos ao arrendamento acessível

Alexandra Leitão, ministra da Administração Pública. Fotografia: António Pedro Santos/Lusa

Funcionários mais antigos podem perder dias de férias com baixas prolongadas

Outros conteúdos GMG
NOS anuncia o primeiro cartão eSIM em Portugal