Nos últimos 12 meses, nasceram 2,9 empresas por cada uma que encerrou

Barómetro da Informa D&B faz um balanço demográfico dos últimos 12 meses.

Entre 30 de novembro de 2018 e 30 de novembro de 2019, por cada empresa que encerrou, nasceram 2,9 novas empresas. Os dados são da Informa D&B, que divulgou um barómetro com 10 factos sobre a demografia empresarial nos últimos 12 meses.

Neste período, nasceram quase 200 empresas por dia em Portugal, perfazendo um total de 49395 novos negócios. Este registo representa um crescimento de 9,6% face aos 12 meses anteriores.

O setor com mais nascimentos é o dos serviços empresariais, que inclui todos os serviços de apoio às empresas, atividades de recursos humanos e manutenção e aluguer - registou 7710 novas empresas.

Já o setor que registou o maior crescimento foi o dos transportes. "As 4257 novas entidades correspondem a um crescimento de 109,7%", indica a Informa D&B, sendo o grande responsável por este aumento o subsetor do transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros. Este subsetor inclui plataformas como a Uber, Bolt e Kapten.

O setor das atividades imobiliárias foi aquele que registou a maior queda em novas empresas no período analisado, passando de 5354 para 5029 novas empresas.

Outro facto prende-se com a localização dos nascimentos das novas empresas. Lisboa e Porto são os distritos onde foram constituídas mais empresas, concentrando-se na capital um terço das novas empresas.

Quanto a encerramentos, nos últimos 12 meses, encerraram 16792 empresas, menos 10,7% face ao período anterior. E foi no retalho onde mais empresas encerraram em Portugal (2809 empresas).

Foi o setor das indústrias que registou o maior recuo nos encerramentos, passando de 1942 para 1492.

Os processos de insolvência também diminuíram no período analisado. "Este abrandamento da descida das novas insolvências deve-se ao setor das indústrias, que registou mais 19,3% de novas insolvências face aos 12 meses anteriores, sobretudo nas empresas têxteis e metalúrgicas".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de