Tech

Novabase com lucros de 4,7 milhões. Entrega 99,4% dos lucros aos acionistas

Sede da Novabase, em Lisboa. (DR)
Sede da Novabase, em Lisboa. (DR)

Tecnológica vai propor a entrega de 4,7 milhões de euros aos acionistas, um payout de praticamente 100%

A Novabase fechou o ano passado com lucros de 4,7 milhões de euros, uma quebra de 1% face a 2017. A companhia gerou um volume de negócios de 148,7 milhões de euros, mais 6% do que em relação ao período homólogo do ano anterior, com o mercado externo a contribuir com 54% do total.

A empresa anunciou ainda que vai propor na assembleia geral (AG) de acionistas a distribuição de 4,7% milhões em dividendos. “Este pagamento, que corresponde a um montante equivalente a 99,4% do resultado líquido consolidado, representa um dividendo de 15 cêntimos de Euro por ação”, informa a Novabase em comunicado enviado ao mercado.

“Os resultados de 2018 estão positivamente impactados pela alteração do modelo de reconhecimento de receita associado à entrada em vigor da norma IFRS 15. Mesmo excluindo esse efeito, os objetivos estabelecidos no guidance anual foram atingidos”, refere o CEO João Nuno Bento, citado em comunicado.

A norma IFRS 15 teve um impacto de 6,5 milhões no volume de negócios – para os 148,7 milhões, com o mercado externo a representar 54% – e no EBITDA na ordem dos 2,1 milhões, para 10,3 milhões de euros.

O CEO destaca ainda o “excelente desempenho” da geração de caixa, que atingiu um valor de 10,7 milhões, deduzindo o valor de 5,5 milhões distribuídos em dividendos e interesse que não controlam. “A Novabase continua a deter balanço muito robusto, que permite manter em aberto várias opções estratégicas. Com esta base, proporemos na AG o pagamento de um dividendo de 15 cêntimos por ação, que corresponde a um payout de praticamente 100% e um yield em torno dos 7%”, destaca João Nuno Bento.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

Exportações e turismo afundam 9,6% e geram recessão de 2,3% no 1º trimestre

Cartões de crédito e débito. Fotografia: Global Imagens

Malparado: 10% das famílias com crédito está em incumprimento

Fotografia: José Sena Goulão/Lusa

Um quarto das empresas de alojamento e restauração está em incumprimento

Novabase com lucros de 4,7 milhões. Entrega 99,4% dos lucros aos acionistas