O Novo Banco anunciou esta noite ter chegado a acordo para vender a participação de 22,21% na Empark à Parkinvest por 69 milhões de euros, libertando-se assim de mais um ativo não estratégico. O encaixe irá servir para reforçar os rácios de capital do banco.
No final de junho, o Novo Banco apresentava um rácio CET1 transitório de 12%, valor que se agravou em relação aos 13,5% que o banco registava no final do ano passado.
"O Novo Banco informa que a sua participada indireta ES Concessions International Holding B.V., estabeleceu com a Parkinvest B.V., uma entidade sediada e a operar de acordo com a lei holandesa, um acordo para a alienação de uma participação acionista de 22,21% na Empark – Aparcamientos y Servicios, S.A. (“Empark”), por um valor total de 69 milhões de euros", refere o comunicado divulgado pelo banco.
No mesmo documento, o Novo Banco salienta ainda que a venda "representa mais um importante passo no processo de desinvestimento de ativos não estratégicos", e que o encaixe "terá um impacto positivo no rácio de capital Common Equity Tier I do Novo Banco".
A venda ainda está dependente da "obtenção de diversas autorizações e do cumprimento de certas condições" que, todavia, não são especificadas.