privatização da TAP

Novos donos da TAP já estão a mudar cargos de direção

A entrada de David Neeleman e Humberto Pedrosa já se sente no funcionamento da TAP depois de, nas últimas duas semanas, ter-se assistido à alteração de alguns cargos de chefia dentro do Grupo.

“Falamos da saída de 30 pessoas a quem foi proposto sair, através de rescisão por mútuo acordo”, acusa ao Dinheiro Vivo fonte da empresa que preferiu não ser identificada. Outra fonte confirma as mudanças: “O movimento está a verificar-se de forma pontual e foca-se em cargos médios e intermédios”, o número de afastamentos ou mudança de cargos diz, é para já “pequeno”.

Entre as pessoas de saída da empresa de aviação estão a diretora financeira, que tinha assumido a pasta depois da saída do administrador financeiro, Luís Rodrigues; o diretor de marketing e de vendas e ainda um  diretor do departamento informático, entre outros elementos. “Todas funções de controlo que a nova administração quer assumir”, diz uma das fontes.

Estas saídas começaram a desenhar-se quando David Neeleman e Humberto Pedrosa fecharam o contrato de venda da TAP e pretendem dar resposta a novas opções da gestão. Para já estão a fazer-se em áreas estratégicas da empresa, “mas é expectável que venham a ganhar outra força para abranger todos os setores do Grupo TAP”, afirma uma das fontes.

Os novos donos da TAPestão, pelas regras da privatização, proibidos de fazer despedimentos coletivos na companhia aérea. Mas a figura da rescisão pode ser utilizada uma vez que se produz por acordo mútuo entre as partes. Os sindicatos da TAP há muito que temem um esvaziamento da companhia pela saída de trabalhadores, como consequência da privatização. Mas, para já, nem todos os sindicatos admitem ter conhecimento de mudanças na chefia dos departamentos.

Contactada pelo Dinheiro Vivo fonte oficial da TAP rejeitou a existência de trocas de pastas na empresa. “Para já não houve quaisquer  mudanças de cargos”, afirmou,  confirmando apenas o afastamento da até aqui diretora financeira que justifica com a chegada de um novo administrador (CFO) que passará a assumir a pasta.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
7. Aeroporto de Londres Heathrow

Oficial. Portugal fora do corredor turístico do Reino Unido

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Decisão do Reino Unido é “absurda”, “errada” e “desapontante”, diz Santos Silva

O primeiro ministro, António Costa.     MANUEL DE ALMEIDA / POOL/LUSA

António Costa admite despedimentos na TAP com menos rotas e aviões

Novos donos da TAP já estão a mudar cargos de direção