Irlanda

O Big Mac já não é só da McDonald’s. Saiba porquê

Fotografia: FlickR
Fotografia: FlickR

Cadeia de fast food irlandesa ganhou o direito a usar o nome do famoso hambúrguer da McDonald's na União Europeia.

Era David contra Golias, versão cadeias de fast food. Tal como na lenda bíblica, o gigante voltou a ser derrotado. A McDonald’s perdeu uma batalha legal contra a Supermac’s, uma cadeia de comida rápida irlandesa.

O Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia deu razão a Pat McDonagh, um empresário irlandês que contestava o uso exclusivo da marca registada “Big Mac” por parte da maior cadeia de fast food do mundo.

Leia também: Os truques da McDonald’s para o fazer voltar lá

“É uma vitória para todos os pequenos negócios. Evita que as grandes empresas açambarquem marcas registadas sem que tenham a intenção de usá-las”, afirmou Pat McDonagh, citado pelo jornal britânico The Guardian.

Por causa da marca registada pela McDonald’s, a Supermac’s não podia abrir mais restaurantes fora da Irlanda, porque a gigante norte-americana alegava que os consumidores poderiam confundir “Supermac” com “Big Mac”. Mas o Instituto Europeu considerou que o McDonald’s, que registou o Big Mac em 1996, não provou dar uso genuíno à designação, nem como hambúrguer nem como restaurante. O McDonald’s ainda pode recorrer da decisão.

Leia também: McDonald’s mais bonito do mundo fica no Porto

Pat McDonagh abriu o primeiro Supermac’s em 1978 em Ballinasloe, na Irlanda. Hoje conta com 106 restaurantes da marca. O nome da cadeia teve origem na alcunha que McDonagh tinha quando era um jovem atleta.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Imagem DVfinal

Uma ideia para o futuro de Portugal

José Galamba de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Seguradores. (PAULO SPRANGER/Global Imagens)

“Catástrofes mais frequentes vão tornar os seguros mais caros”

(Joao Silva/ Global Imagens)

Transição das rendas antigas acaba. Cem mil famílias vão pagar mais

Outros conteúdos GMG
O Big Mac já não é só da McDonald’s. Saiba porquê