O mais barato Model 3 da Tesla chega a Portugal e tem autopilot

Custa menos 8.000 euros e tem também um super equipamento e boa autonomia.

Custa 48.900 euros e tem autonomia para 415 km. Já é possível encomendar em Portugal o Model 3 Standard Battery Plus, que é como quem diz o modelo mais barato da marca de veículos 100% elétricos. Esta unidade que acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,6 segundo está também disponível com o sistema autopilot.

Até agora, as duas versões vendidas em Portugal têm preços a partir dos 56.900 euros, no caso da Long Range Dual Motor All-Wheel Drive, e dos 68 mil euros, na versão Performance. Significa que a variante Standard Battery Plus custa menos 8.000 euros em relação àquele que era o mais barato da gama.

A Tesla tem vindo a reforçar a sua posição no mercado, correspondendo já a uma quota acima de 1% das vendas no mercado nacional. Em março, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram matriculados 355 carros da Tesla. Em fevereiro, no mês da estreia nas vendas diretas, a marca norte-americana vendeu 124.

Já conduzimos o mais potente dos Tesla Model 3

Conduzir um Tesla é ter uma experiência tecnológica que prima pela inovação e que nunca deixa de nos surpreender. E neste aspeto este Model 3, na versão mais equipada, pouco difere de um Model S ou X. O hardware do Autopilot é igual ao do resto dos veículos Tesla. Por mais 5.400 euros, tem-se acesso à opção Enhanced Autopilot (Piloto Automático melhorado), que ajusta a velocidade às condições do trânsito, mantém-se na mesma faixa de rodagem seguindo as linhas traçadas no asfalto, estaciona automaticamente num lugar e inclui a sempre útil opção Summon, que permite tirar ou meter o veículo em espaços apertados.

Sendo este um modelo tecnológico, dispensa chave. A ideia é que esta seja substituída pela aplicação para smartphone. Sendo que o cliente tem sempre um cartão magnético – tipo cartão de crédito – que abre as portas e desbloqueia a ignição.

Os interiores são minimalistas. Na unidade ensaiada, tudo é branco e o tabliê tem acabamentos em madeira de qualidade premium. Não há botões quase nenhuns. Aliás, são ainda menos do que no Model S e no X. O volante tem apenas dois comandos e todas as portas têm um botão para abrir, há ainda um botão para abrir o porta-luvas e um de SOS. De resto, está tudo disponível no ecrã de generosas dimensões, na consola central, com 15 polegadas – o mesmo que um laptop – comum.

O ponto menos positivo, durante o ensaio, foi mesmo a disposição horizontal deste ecrã – nos restantes modelos Tesla está colocado na vertical –, que tem uma grande distância entre a vista do condutor e a extremidade mais longe do dispositivo, o que às vezes pode prender a atenção. Falamos essencialmente de instruções do GPS, já que os restantes comandos do ecrã abrem no lado mais próximo do condutor.

Super autonomia, super bateria

Utilizar os supercarregadores Tesla, distribuídos em cinco estações pelo País, é a forma mais rápida de carregar esta bateria com uma autonomia WLTP de 530 quilómetros. Depende, mas em pouco mais de uma hora consegue-se a carga toda. É realmente rápido. Mas a verdade é que esta é uma solução de recurso para utilizar em viagens maiores. Este modelo permite utilizar a rede de carregadores públicos, além dos da Tesla.

É preciso é que o condutor saiba controlar o pé no acelerador em função da autonomia. Mantendo uma velocidade abaixo dos 100 km/h, é possível que cada quilómetro percorrido corresponda a menos um quilómetro de autonomia, segundo os nossos testes. Mas se elevarmos a velocidade aos 120 km/h já perdemos cerca de mais 30% por cada 100 km percorridos. Pior será a partir deste patamar de velocidade. Certo é que o imenso binário que se sente a cada aceleração maior potencia que se atinja maiores velocidades.

Na Europa já existem 430 localizações e mais de 3600 Superchargers individuais e esta rede está em crescimento. Em Portugal, existem 44 Supercarregadores distribuídos por cinco estações. O Model 3 vendido na Europa incorpora um ponto de carregamento CCS compatível também com redes de carregamento rápido de terceiros.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de